domingo, 7 de outubro de 2007

Estatuto do Torcedor em segundo plano

Campeonato Alagoano da 1ª Divisão de 2008 terá novo regulamento e forma de disputa semelhante ao Estadual do Rio

07/10/2007 Wellington Santos, Fernanda, Medeiros, Repórteres

http://gazetaweb.globo.com/gazeta/Frame.php?f=Materia.php&c=116758&e=1773

A fórmula de disputa do Campeonato Alagoano de 2008 foi, durante a semana que passou, o grande assunto das conversas nos bastidores do futebol. Cheia de novidades e atrativos aos clubes quase falidos, que disputarão o Estadual do ano que vem, a fórmula proposta indubitavelmente agradou gregos e troianos. Mas, como a Gazeta levantou no dia da reunião para apresentar a fórmula à imprensa, com o presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Gustavo Feijó, existe uma questão legal no meio deste caminho de mudança e ela se chama Estatuto do Torcedor.

Três fórmulas foram apresentadas pela FAF

Na assembléia geral dos clubes, realizada na segunda-feira, 1°, quando foi aprovada a modificação da fórmula de disputa do Alagoano de 2008, foram apresentadas três sugestões, todas pela FAF.Mas a aprovada pelos representantes dos clubes diz que o Campeonato Alagoano de 2008 tem início previsto para 13 de janeiro. Será disputado por dez clubes, divididos em dois grupos. A competição terá dois turnos, com jogos de ida e volta, classificando-se os dois primeiros de cada grupo para a semifinal de cada turno.

Divergência sobre mudanças é grande

Torcedores e imprensa se dividem quanto à mudança do regulamento do Campeonato Alagoano de 2008. Uns concordam que deve ser mudado, mas apenas em 2009, fazendo cumprir a Lei. Outros consideram o regulamento deste ano ótimo e dizem que não deve mudar. Há um terceiro grupo dos favoráveis à mudança para o Estadual de 2008, pois, segundo eles “nem toda Lei é cumprida à risca”.O cronista esportivo Rogério Costa, da Rádio Gazeta AM, está no grupo dos que aprovam a mudança, somente para 2009. Ele reconhece que o regulamento utilizado no Alagoano deste ano é fraco, principalmente na questão do acesso e descenso (subir um clube para a 1ª Divisão e descer um para a 2ª Divisão).

Nova forma de disputa só em 2009

Outro torcedor entrevistado pela reportagem, mas que pediu para não ser identificado – afirmou apenas que torce pelo ASA de Arapiraca – também é contrário à mudança e diz que o Ministério Público deveria se pronunciar a respeito. “Rasgaram o Estatuto do Torcedor! O Ministério Público tem que agir. Mudar o regulamento antes do prazo de dois anos é uma vergonha!”, critica, acrescentando que acha ótima a fórmula de disputa deste ano: “É melhor do que imitar a pior fórmula do Brasil, que é a do campeonato carioca”.

Nenhum comentário: