segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Lula move plano para capitalizar como "patrono"

Presidente pretende usar evento para deixar sua marca e, se houver clima, impulsionar candidatura ao Planalto em 2014

Para petista, Teixeira é um aliado importante e um dirigente vitorioso, que venceu duas Copas e criou condições para país ser sede

KENNEDY ALENCARLETÍCIA SANDERDA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende capitalizar ao máximo o anúncio de que a Copa de 2014 será no Brasil, uma estratégia visando sedimentar a imagem de patrono do evento que acontecerá depois que ele deixar o poder.
O governo fará um plano específico de obras que deverá começar até o final do seu mandato. Assim, o sucessor de Lula, a partir de janeiro de 2011, encontraria um plano em andamento, com a marca do petista.A paixão pelo futebol, tema de inúmeras metáforas do corintiano Lula, conta a favor da fixação da imagem do petista como um "pai político da Copa", afirmou à Folha um auxiliar direto do presidente.Segundo assessores, soa natural o interesse de Lula por futebol. Um auxiliar presidencial chegou a especular que, se em 2014 Lula for candidato a presidente, hipótese que admitiu em recente entrevista à Folha, a figura de patrono da Copa poderia lhe render dividendos.
O presidente também se fia na excelente relação política e pessoal com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para estabelecer um plano de vôo que lhe garanta destaque na conquista e organização da Copa.
Na avaliação do petista, Teixeira é um aliado importante, um dirigente vitorioso. Na gestão Teixeira, o Brasil venceu duas Copas (1994 e 2002) e criou as condições políticas para que o país sedie o evento.
Ao lado de Teixeira, Lula estará presente na cerimônia de terça, na qual a Fifa anunciará o Brasil como sede. A intenção do governo é fazer da escolha um feito histórico. "O futebol é a paixão dos brasileiros, e o Brasil, país do futebol, não sedia a Copa há mais de meio século", disse o porta-voz do presidente, Marcelo Baumbauch.O anúncio acontecerá às 11h (de Brasília) da terça. Atendido o pleito, Lula discursará.
A Folha apurou que Lula enfatizará o empenho do Brasil para fazer uma Copa "inesquecível", argumentando que a organização do Pan, em julho, teria mostrado que o país tem condições de sediar um evento internacional. Deverá dizer que será providenciada infra-estrutura turística e condições de segurança necessárias.O governo já prevê campanhas para divulgar a Copa e "os benefícios que esta escolha trará à população", diz o porta-voz de Lula. A resposta às críticas de que o país teria prioridades mais urgentes é que o evento colocará o Brasil em evidência internacional, criará empregos e os investimentos públicos trarão benefícios permanentes.
Três ministros integrarão a comitiva presidencial em Zurique: Orlando Silva Jr. (Esporte), Marta Suplicy (Turismo) e Celso Amorim (Relações Exteriores). Até o final da tarde de sexta, a previsão era que, dos governadores convidados, só o petista Jaques Wagner (Bahia) iria no avião presidencial. Lula terá um evento amanhã na Bahia. De lá, seguirá para a Suíça.Convidados pela CBF, outros governadores estarão no evento, entre eles Sérgio Cabral (PMDB-RJ), José Serra (PSDB-SP), Aécio Neves (PSDB-MG), José Roberto Arruda (DEM-DF) e Eduardo Campos (PSB-PE).

Nenhum comentário: