domingo, 28 de outubro de 2007

O Maracanã das crianças

http://www.futeboltotal.com/ext_not.asp?id=40431&Tabela=Noticia&Area=2

A faixa estava visível. Crianças de volta aos estádios. Isso não tem preço. Pendurada no anel das arquibancadas, resumia o que se via nos assentos de concreto e nas cadeiras coloridas. A criançada voltou ao Maracanã. No último domingo, no jogo entre Flamengo e Grêmio, elas eram 5.771 entre o público de 73.874 pessoas. Acompanhados de suas famílias, a presença dos meninos e das meninas remonta aos áureos tempo do velho Maraca.

E com razão os pais que levam seus filhos pela mão ou nos ombros pelas rampas de acesso. Renovado para o Pan do Rio de Janeiro, em julho, o estádio parece um enorme parque de diversões. Atividades de lazer são oferecidas gratuitamente, como bola-mania, jogo de botão e pinturas no rosto da garotada. Dependendo de quem joga - no caso o Flamengo - a molecada recebe balões que, misturados, somam-se ao espetáculo colorido das torcidas. Foi assim no domingo. Havia sido assim na quarta-feira anterior, quando o Brasil goleou o Equador por 5 a 0.

É mesmo verdade que o Maracanã, 57 anos, está remoçado. Nele foram instaladas cabines móveis de utilidade pública - como ouvidoria, torcedor especial (para cadastramento de torcedores portadores de necessidades especiais) e torcedor master (cadastramento de idosos). Banheiros foram modernizados. São limpos, têm água e papel à disposição dos usuários. Os bares não ficam atrás: bebida gelada, salgados higienicamente empacotados, filas organizadas.

Outras mudanças são também visíveis aos olhos dos torcedores. Antigos placares foram substituídos por outros três digitais. Cada um tem 16m x 1,20m. Por eles se fica sabendo quem entra, quem sai, como está o jogo do time rival. Atrás das balizas foram instalados telões de 10m x 6m. A "geral", onde tudo acontecia, foi extinta. Deu lugar à platéia inferior, no segundo andar. Mas não é verdade que com ela desapareceram aquelas figuras folclóricas, como torcedores desdentados com rádio grudado no ouvido. O rebaixamento do campo em 1,60m é notório. O fosso - vazio - permanece separando torcedores e o gramado. Nas arquibancadas, houve a colocação de assentos, e a capacidade do estádio, que já chegou a 183.341 pessoas no jogo Brasil 1 a 0 no Paraguai, em 1969, passou a ser de 88.992 mil lugares.

Assim, garante a Superintendência Estadual de Desportos (Suderj), proporciona maior conforto aos torcedores. As cabines de imprensa também foram modernizadas.

É bom saber: a origem do nome Maracanã vem do tupi-guarani e significa "semelhante a um chocalho". Antes da construção do estádio, existia no local grande quantidade de aves vindas do norte do país chamadas Maracanã-guaçu. Os bichos emitiam sons semelhantes ao de um chocalho. O estádio municipal foi inaugurado em 16 de junho de 1950 para que o Brasil pudesse sediar a Copa do Mundo. Naquela época, a Europa encontrava-se abalada pela Segunda Guerra Mundial.

Que esta campanha se espalhe pelos estádios do Brasil. Sinal de que a violência provocada principalmente pelas torcidas organizadas cede lugar à beleza.
10/28/2007

Nenhum comentário: