segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Violentos confrontos entre hooligans e policiais na Alemanha

Há 5 horas
http://afp.google.com/article/ALeqM5hw1gK1ovBOVF567DQQ1z67XvrG7A
BERLIM (AFP) — Violentos enfrentamentos foram registrados sábado e domingo em Dresden (leste da Alemanha) entre hooligans e policiais, depois de jogos de futebol entre clubes da terceira e da quinta divisão, com um saldo de cerca de dez feridos e mais de 200 detenções.
Os confrontos mais graves foram registrados no domingo, quando 1.200 policiais haviam sido mobilizados para a partida entre o Dínamo Dresden A e o FC Lokomotiv Leipzig, dois clubes de quinta divisão famosos pela violência de seus torcedores.
Apesar de 181 pessoas terem sido detidas preventivamente antes da partida, os enfrentamentos começaram fora do estádio, perto da estação ferroviária, logo que o jogo terminou (vitória do Dresden por 2-0 diante de mais de 6.000 pessoas).
Quando os torcedores do Leipzig se dirigiam para a estação, foram atacados por cerca de 600 torcedores do Dresden, entre eles muitos menores de idade, segundo os jornalistas presentes. Os policiais chegaram para conter o tumulto, mas foram então agredidos por torcedores das duas equipes com pedras, garrafas e pedaços de pau. Os agentes revidaram com bombas de gás lacrimogêneo. Vários carros e lojas foram depredados.
"Mais de dez pessoas, entre elas pelo menos quatro policiais, ficaram feridas", informou a polícia de Dresden.
Sábado, um jogo de terceira divisão entre a equipe principal do Dínamo Dresden e o FC Union Berlim já havia provocado graves enfrentamentos. Mais de 1.500 policiais haviam sido mobilizados para a partida, à qual assistiram 16.000 pessoas e que terminou com a vitória do FC Union por 1-0.
Segundo o site do jornal Der Spiegel, 250 torcedores do Dínamo Dresden, entre eles muitos skinheads e vários encapuzados, atacaram os torcedores berlinenses depois do jogo, fazendo saudações nazistas aos gritos de "judeus de Berlim".
Além disso, segundo o jornal popular Blid, "alguns jogadores" do FC Union se juntaram aos hooligans berlinenses contra os torcedores do Dresden e gritaram "Dínamo de merda!". Um membro da diretoria do clube, Jens Genschmar, apresentado como uma testemunha da briga, expressou sua "vergonha" neste jornal.
Em setembro passado, o Dínamo Dresden decidiu proibir o acesso a seu estádio de todos os torcedores ostentando símbolos ligados à extrema-direita, ao racismo e ao anti-semitismo.

Nenhum comentário: