terça-feira, 30 de outubro de 2007

Antes da festa, Fifa condena política

Folhe de São Paulo, terça-feira, 30 de outubro de 2007

Copa 2014

Blatter nega que abertura de CPI prejudique Copa, lamenta fato de Brasil ser único postulante e diz que não há como país perder hoje

MARCELO NINIOENVIADO ESPECIAL A ZURIQUE
A possível instalação de uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) para investigar lavagem de dinheiro no futebol, em especial a parceria entre Corinthians e MSI, não representa ameaça à realização da Copa-2014 no Brasil, que deve ser aprovada hoje pela Fifa.
Quem garante é o presidente da entidade máxima do futebol mundial, Joseph Blatter, que não vê riscos à pretensão do Brasil de sediar o Mundial de 2014. Essa teoria derruba a tese pregada por Ricardo Teixeira, da CBF, que tenta barrar a investigação por conta de supostas represálias da Fifa.
"Esse caso já foi tratado parcialmente [pela Fifa], mas não de forma completa. O que nós fizemos até agora foi garantir que os jogadores possam jogar. Em nenhuma hipótese esse caso terá influência na organização da Copa de 2014", declarou Blatter, ao encerramento do primeiro dia de reuniões do Comitê Executivo da entidade.
Único país candidato a abrigar o Mundial de 2014, o Brasil fará hoje a última apresentação de sua candidatura na sede da Fifa, às 12h30 (9h30 de Brasília). Em seguida, a pretensão do Brasil será submetida a voto em reunião do Comitê Executivo. E, às 15h (12h), a aprovação deve ser anunciada.O evento contará com uma representação brasileira de peso. Além do presidente Lula, que chega hoje de manhã a Zurique, e de Teixeira, estarão presentes 12 governadores, o ministro de Esportes, Orlando Silva, o senador Marconi Perillo, representando o Congresso Nacional, o escritor Paulo Coelho, o técnico da seleção, Dunga, e o jogador Romário.Blatter evitou fazer mistério.
"Não vejo como o Brasil pode sair perdedor, já que ninguém está disputando com ele", disse o presidente da Fifa, que lamentou o fato de haver uma única candidatura.
E ressaltou a importância do relatório de inspetores da Fifa sobre o Brasil, que aprovou até pontos fracos como o sistema aéreo e a segurança.
Ontem, foi realizado na nova sede da Fifa, um prédio de vidro e granito, um ensaio da apresentação de hoje. Teixeira abrirá a cerimônia, sendo seguido de discursos do ministro Orlando Silva Jr. e do governador do Amazonas, Eduardo Braga. Um vídeo será exibido, e Paulo Coelho fechará a apresentação, que terá 30 minutos.
Além da Copa de 2014, a Fifa também decidirá hoje onde será disputada a Copa do Mundo de futebol feminino de 2011, que está entre Alemanha e Canadá. Citando informações dadas por Ricardo Teixeira, o ministro Silva Jr. disse que a Alemanha deve ganhar a disputa.

Nenhum comentário: