terça-feira, 27 de novembro de 2007

Ainda sobre a tragédia na Fonte Nova

http://blogdojuca.blog.uol.com.br/

Por HUMBERTO MIRANDA DO NASCIMENTO

Toda a felicidade de ontem com a classificação do Bahia para a série B foi substituída por muita dor e comoção.
Quando aconteceu a tragédia, o desespero foi tremendo porque nem a polícia conseguia chegar ao local.
Era muita gente festejando, um engarrafamento enorme e torcedores sobressaltados.
Membros da torcida organizada do Bahia, a Bamor, chegaram a declaram que o penlti perdido pelo jogador Nonato foi até providencial porque a tragédia poderia ter sido maior, dada a euforia da torcida.
A sorte foi que poucos torcedores perceberam o que estava acontecendo, o que evitou um corre-corre em massa.
Pessoas que estavam próximas à arquibancada que desabou gritaram "está desabando" e uma delas caiu no buraco ao tentar sair do local.
Aquilo estava uma loucura e, por milagre, não se tornou uma tragédia de grandes proporções.
O que acho que aconteceu:
1) Descaso da Justiça, que não tomou providência solicitada pelo Ministério PúblicoP para interditar a Fonte Nova e da SUDESB, dirigida atualmente pelo ex-jogador Bobô, por não ter tomado nenhuma medida preventiva de segurança em relação aquela parte da arquibancada, frequentemente isolada por causa de seu estado precário;
2) O governador Jaques Wagner declarou que não havia informação no governo sobre problemas estruturais no estádio, o que é uma temeridade porque existe um inquérito desde 2005 que envolvia até problemas estruturais no Barradão, estádio do Vitória. Agora à tarde ele voltou atrás e reconheceu que houve "falha";
3) Há que considerar que, com uma média de público de 40 mil torcedores por partida, em algum momento uma tragédia aconteceria na Fonte Nova. O estádio lotado regularmente fragilizou ainda mais a estrutura e, ao invés de medidas de segurança serem adotadas, maquiaram a Fonte Nova com uma pintura recente;
4) Pelo que se sabe, não interditaram logo o estádio por conta da pressão da própria diretoria do Bahia. É aquela história, não desabou antes, porque desabaria na última paratida? E desabou.
5) Outro fator que muito contribui para essa loucura toda foi a enorme frustação do torcedor do Bahia, já de longa data, com sua diretoria. Muitos estavam alucinados e, querendo extravasar de todas as maneiras, invadiram o campo e destruíram equipamentos públicos. Alguns chegaram a arrancar com as mãos pedaços do gramado. Imagens absurdas de depredação foram mostradas. Gente foi pisoteada etc.
6) O Bahia cumpriu o papel que se esperava dele, a classificação para a série B, mas precisará fazer uma reforma ampla na diretoria e no time para ter alguma chance de classificação para a série A ano que vem ou evitar o retorno à série C.
É preciso evitar uma nova tragédia.

Nenhum comentário: