quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Com receio da torcida, PM convoca efetivo de clássico

Folhe de SP. 28.11.07

DA REPORTAGEM LOCAL

A Polícia Militar de São Paulo preparou esquema de clássico para fazer a segurança na partida desta noite no Pacembu.
O estádio municipal, local do confronto desta noite que pode decretar o término do perigo de cair à Série B para o Corinthians, será vigiado dentro e fora de suas dependências por cerca de 250 homens.
Responsável pela coordenação da operação da PM no estádio, o coronel Carlos Botelho justifica o aumento do efetivo. "Esse é um jogo importante por causa da situação do Corinthians. Se ele fosse realizado no começo do campeonato, usaríamos cem homens. Estamos com mais que o dobro do normal", explicou Botelho.
O número de policiais designados para o duelo é parecido com o que a PM usou em jogos de risco mais alto, como os clássicos entre os times paulistas considerados grandes. Dentro do estádio, 170 homens farão a segurança tanto nas arquibancadas como ao lado do gramado, para evitar invasões.
A decisão de aumentar o efetivo se deve ao temor de que haja uma reação de fúria da torcida em caso de tropeço.
Em outras partidas em que o time fracassou em casa -como contra o argentino River Plate, na Libertadores de 2006, ou mesmo na Copa do Brasil deste ano, após eliminação frente o Náutico-, alguns corintianos tentaram invadir o gramado.
Nas últimas rodadas do Brasileiro, quando o time ficou mais ameaçado pelo rebaixamento, as principais torcidas organizadas do clube deram trégua ao time. E têm feito apelos até pela internet pedindo apoio aos jogadores.
"A torcida só tem nos apoiado. A Gaviões da Fiel, aliás, ajuda até fora de campo. Foi a mentora do movimento "Fora Dualib'", diz o vice-presidente de futebol, Antoine Gebran.
Todos os ingressos para a partida desta noite foram distribuídos. Cerca de 33 mil bilhetes foram disponibilizados aos torcedores por meio do acordo feito com a Nestlé, que cede as entradas em troca de produtos da empresa que tenham sido comprados pelos interessados. (EAR E PGA)

Nenhum comentário: