quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Ministério terá secretaria para fiscalizar estádios

Folha de SP, 28.11.07

EDUARDO OHATADA REPORTAGEM LOCAL

O governo federal, por intermédio do Ministério do Esporte, passará a fiscalizar a situação dos estádios brasileiros."

"Foi uma sugestão do Lula, há duas semanas, criar uma secretaria ou assessoria especial para o futebol. Não sabemos ainda qual sua designação exata, mas esse órgão, que será criado ainda neste ano, terá como uma prioridades fiscalizar a situação dos estádios brasileiros, apesar de essa não ser uma atribuição do governo federal", informou à Folha o ministro do esporte, Orlando Silva Jr.

O Estatuto do Torcedor diz que para estádios serem liberados para jogos são necessários laudos emitidos por órgãos técnicos que comprovem as condições de infra-estrutura que garantam a segurança e o conforto. Segundo o ministro, em conversa ontem com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, ouviu que os laudos sobre a Fonte Nova davam conta de que o estádio estava perfeito."

"A conclusão é que não podemos nos apoiar só nos dados dos laudos, mas verificar "in loco" as condições dos estádios."

Ao ser questionado sobre o número de pessoas que fará a inspeção em estádios de todo o Brasil, argumentou que esse detalhe ainda será definido.

O ministro acrescentou que o governo federal não irá interferir na apuração dos culpados, ""pois é responsabilidade do Ministério Público estadual"."

"O mais importante agora é que o que aconteceu na Fonte Nova sirva de alerta", disse.

A pasta do Esporte analisará relatório produzido pelo Sindicato das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva que indica que 80% dos principais estádios demandam obras."

"Já estava agendado encontro com o sindicato. A análise do material já é um bom começo. Mas, além da análise pela aparência, como nesse relatório, é preciso verificar o que ocorre em condições de jogo, em simulações", afirmou.

O presidente Lula disse em entrevista à Record que o acidente não afetará a Copa-14.

"O Brasil tem praticamente sete anos para se preparar. Tem um padrão de estádio que precisa ser construído, e assumimos a responsabilidade de que iremos fazer a melhor Copa que o mundo já viu."

Nenhum comentário: