domingo, 4 de novembro de 2007

A dura realidade do Brasil vai continuar até a Copa

Opinião de leitor

Publicada em 31/10/2007 às 12h53m

Por Robson San

http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2007/10/31/326971724.asp

" Vendo tanta euforia por termos sido escolhidos a sede desse evento, fico me lembrando da festa quando fomos escolhidos a sede do Pan "

Enquanto a Copa não vier, teremos que enfrentar uma dura realidade. Até 2014, o que irá mudar neste país? Será que o Brasil investirá em transporte de massa para população? Será que teremos a Baía de Guanabara despoluída? Será que teremos um projeto de saneamento básico para as cidades brasileiras? Será que os brasileiros terão uma saúde ao menos razoável?
Vendo tanta euforia por termos sido escolhidos a sede desse evento, fico me lembrando da festa realizada pelo prefeito Cesar Maia e a então governadora do Rio, Rosinha Garotinho, quando fomos escolhidos a sede do Pan. Foram tantas alegrias que a imprensa se afogou como num delírio alcoólico apresentando projetos de um metrô atravessando a Baía de Guanabara. Tal utopia ligaria São Gonçalo ao Rio de Janeiro.
Como a mídia acredita no que quer. Pobres repórteres! Tão contaminados por uma idéia que levaria aos seus lares um metrô que ligaria a Barra à Zona Sul. Tão inocentes e interessados em projetos que só beneficiavam os bairros onde a maioria deles mora que se esqueceram da realidade. Pobres de nós que temos uma imprensa assim, que se esquece dos mais necessitados. Pobres de nós que temos uma mídia que acredita que os professores deste país são bem remunerados. Pobre de uma Nação que não tem uma voz crítica.
Afogados em mais uma ilusão, vamos em direção a 2014 e quando chegarmos lá o que veremos serão soluções como a que vimos aqui no Pan: em vez de metrô, veremos uma alegre faixa laranja pintada no chão, liberando os atletas e os cartolas de um trânsito dez vezes pior do que temos hoje. E diante da incompetência administrativa os governos pedirão à população paciência e que demonstre o espírito cordial e humorado dos brasileiros, que se entulharão num trânsito desolador.
Passaremos uma vergonha tendo que admitir que o cheiro da Baía de Guanabara lembra uma privada enorme. Que a poluição em São Paulo piorou e que no Nordeste os corredores dos hospitais parecerão com necrotérios. Que país é esse? Provavelmente estarei comprando ingresso para os jogos do Brasil, afinal também sou brasileiro.
Que desolador!

Este texto foi escrito por um leitor do Globo Online

Nenhum comentário: