quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Fonte Nova acaba; nova arena pode ser estatal

Folha de São Paulo, quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Governo da Bahia anuncia implosão do estádio onde morreram 7 no domingo

Jaques Wagner afirma que campo para Copa-2014 tem chance de ser bancado pelos cofres públicos se parceria com iniciativa privada falhar

LUIZ FRANCISCODA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), anunciou ontem que a Fonte Nova, inaugurada em 1951 e ampliada em 1971, será implodida, em conseqüência do desabamento de parte do anel superior da arquibancada que provocou a morte de sete torcedores e deixou mais de 80 feridos no domingo em Bahia x Vila Nova.

Será o primeiro estádio brasileiro que já hospedou uma final do Nacional a ser demolido.

De acordo com o governador, no local da Fonte Nova (no centro de Salvador) será construído um novo estádio. "Quero dotar a Bahia de um estádio digno. O acidente de domingo só fez acelerar a minha decisão."E a nova arena já pode contrariar a CBF, que prega que os estádios para o Mundial de 2014 serão construídos por investidores privados.De acordo com o governador, o estádio que substituirá a Fonte Nova deve ser construído na modelagem de PPP (parceria público-privada). "Estamos estudando essa possibilidade. Mas, se não for possível, o Estado irá arcar com o custo dessa implantação", disse Wagner.A nova arena, afirmou, deverá custar em torno de R$ 300 milhões a R$ 350 milhões.

Para Wagner, o novo estádio que será construído terá condições de abrigar partidas da Copa de 2014. "Todos sabem da minha inclinação em implodir a Fonte Nova. Isso foi dito diversas vezes antes da tragédia do domingo. Já temos um projeto em andamento que prevê, além da construção do estádio, um shopping center e um estacionamento", declarou.

Wagner disse ainda que, antes de tomar a decisão, pensou em construir o estádio em um outro local. "Prevaleceu a decisão de aproveitar a área já existente. Vamos apagar essa velha Fonte Nova e proporcionar aos torcedores baianos um estádio digno", afirmou o petista.

O início das obras não está marcado. Nos próximos dias, o governo deve intensificar contatos com empresas dispostas a bancar parte dos custos.

O Departamento de Polícia Técnica informou ontem que o laudo que vai apontar as causas do acidente deverá ser divulgado na próxima semana.

O governo baiano diz aguardar o resultado da perícia para tomar decisão sobre eventuais indenizações às famílias dos mortos e feridos. Por enquanto, o Estado arcou com as despesas de enterros e internações.

Nenhum comentário: