quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Ministério Público denuncia o Coritiba

TRIBUNAIS, 27/11/2007 17h56

Agora é oficial: público do jogo contra o MAC pode complicar a vida do Cori

http://www.coxanautas.com.br/noticia.phtml?id=17290&t=Ministerio-Publico-denuncia-o-Coritiba

O Ministério Público do Estado do Paraná, através da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba, resolveu denunciar o Coritiba ao STJD e à CBF por descumprimento ao Estatuto do Torcedor, encaminhando a estas entidades cópia do ofício emitido pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná. As informações foram veiculadas pela assessoria de imprensa do MP, no site do órgão.O Corpo de Bombeiros informou nesta terça-feira ao MP que a capacidade total de público autorizada para o estádio Major Antonio Couto Pereira é de 35.759 pessoas. Esse número, segundo a corporação, também deve incluir as pessoas que realizam funções operacionais no estádio. Lotação superior a esse número, portanto, seria excedente e poderia configurar risco potencial aos torcedores, segundo o Corpo de Bombeiros.A denúncia ocorre em função da quantidade de pessoas presentes ao estádio Couto Pereira na partida contra o Marília, válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Nesta ocasião, segundo informações fornecidas à Promotoria pelo próprio Coritiba, foram colocados à venda 38.700 ingressos, dos quais 38.689 teriam sido vendidos. No estádio teriam comparecido 43.649 pessoas: os 38.689 pagantes e outras 4.960 pessoas que exerceriam funções operacionais no jogo, seja do lado interno ou externo do estádio. O clube informou ainda que a capacidade efetiva de público pagante do estádio seria de 38.743, número maior que o informado pelo Corpo de Bombeiros como total de público autorizado (incluindo pagantes e não pagantes: 35.759).

Mais problemas à vista

A discussão acerca da segurança nos estádios brasileiros intensificou-se devido à tragédia ocorrida no Estádio da Fonte Nova, na Bahia, no último domingo.

Um estudo do Sindicato Nacional das Indústrias de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) apontou o Couto Pereira como um dos estádios que mais apresenta problemas estruturais.

Com base nesse estudo, a Promotoria requisitou à Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis da Prefeitura de Curitiba (Cosed), uma perícia, a ser feita em conjunto com o Conselho de Engenharia e Arquitetura do Paraná (CREA-PR), para aferir as condições estruturais do estádio Couto Pereira. A Promotoria estabeleceu o prazo de dez dias para que o procedimento seja realizado, a contar da data de hoje.

O promotor aguardará o resultado da perícia para analisar se proporá ao Coritiba a celebração de um termo de ajustamento de conduta (TAC) ou se ingressará na Justiça com ação civil pública, pedindo a interdição do estádio. Para conferir a notícia completa no site do Ministério Público, clique aqui.

Nenhum comentário: