quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Projeto não prevê melhora de visibilidade

Folha de São Paulo, quarta-feira, 21 de novembro de 2007

entrevista DA REPORTAGEM LOCAL

São-paulino roxo, o arquiteto Ruy Ohtake não pensou duas vezes quando foi convidado para fazer o projeto de reforma do Morumbi, cujos principais destaques são um estacionamento subterrâneo com quatro níveis e uma cobertura para o estádio. Mesmo não sendo uma exigência da Fifa, Ohtake acredita que a cobertura poderá dar uma vantagem ao Morumbi na concorrência com outros estádios que vierem a se candidatar para ser a sede da abertura da Copa do Mundo de 2014. Em relação aos problemas de visibilidade, Ohtake confessou que o projeto apresentado à Fifa não prevê mudança na estrutura para aumentar a inclinação das arquibancadas. 0 (MB)

FOLHA - O que vai ser priorizado na reforma do Morumbi?
RUY OHTAKE - Hoje há uma necessidade de ter uma superestrutura para a imprensa, que, quando o estádio foi construído [em 1960], não havia. Então, temos que fazer um centro de imprensa respeitável. Além disso, queremos fazer uma cobertura para o Morumbi ficar com uma cara mais moderna.
FOLHA - Mas a cobertura não é uma exigência da Fifa...
OHTAKE - De fato, não é. Mas acho que isso pode ser decisivo para determinar qual o estádio que será o escolhido para abrigar a abertura da Copa. Se dois estádios candidatos estiverem no mesmo nível, a cobertura pode levar o Morumbi a ser escolhido.
FOLHA - O São Paulo terá que escolher outro local para realizar seus jogos enquanto o Morumbi estiver em reforma?
OHTAKE - Não. O Morumbi não será fechado para reforma. Só vamos interditar uma parte do estádio de cada vez.
FOLHA - Você não teme que o vandalismo possa provocar a depredação dos equipamentos que forem reformados primeiro?
OHTAKE - Os novos estádios são projetados para serem áreas de entretenimento. Espero que, até 2014, o vandalismo seja menor. Existem equipamentos públicos que sofrem depredação. Outros, não. O pessoal, por exemplo, respeita o metrô. Se oferecer ao público coisa boa, a depredação é menor.
FOLHA - Seu projeto prevê que o centro de imprensa ficará no lugar das arquibancadas do primeiro nível, justamente onde há mais problemas de visibilidade. O projeto mudará a estrutura para corrigir esse problema?
OHTAKE - Olha, não tem nada disso não. Mas, se atrapalhar a visibilidade, é claro que vou aumentar um pouquinho [a inclinação] no fundo.
FOLHA - Algo será feito com a pista de atletismo para aproximar mais o público do campo? OHTAKE - Uma idéia é colocar cadeiras no lugar da pista e aproximar mais o espectador do campo. Mas isso não foi apresentado ainda à Fifa.
FOLHA - Mas isso não iria prejudicar ainda mais a visão de quem estivesse no primeiro nível? OHTAKE - É... Não sei. Talvez dê para contornar isso. Mas, se as pessoas da frente se levantarem, aí não tem como controlar mesmo.

Nenhum comentário: