quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Clientes, torcedores ou consumidores?

Futebol/Marcelo Kieling - 31/1/2008 11:08:00

http://www.fanaticosporfutebol.com.br/coluna/noticia.asp?cod1_cod=106134&cod1_area=225&cod1_tipo=2

FASE 2

Um grande amigo, Valdirio Barbosa de Queiroz Filho, Oficial R2 do Exército como eu, me escreve sobre a minha coluna da semana passada:

"... Somente os organismos públicos deverão ter responsabilidades sobre a questão? E os torcedores (consumidores) podem tudo? Quanto à questão das brigas de torcidas? Quanto ao vandalismo nos estádios recém reformados ou construídos? Que dizer sobre os"pobres" torcedores?
Sabe-se que somente no dia da inauguração do Engenhão quase 50 torneiras foram roubadas....Quem perde com isso? O próprio torcedor... De nada adianta cobrar apenas dos organismos públicos o respeito com o consumidor e torcedor, se o próprio patrocina quebra-quebras, furtos e brigas generalizadas, afugentando dos estádios gente normal (e medrosa) como eu? O último grande jogo importante que assisti foi uma final de campeonato brasileiro com o Flamengo e Atlético Mineiro, com mais de 100 mil pessoas. Gente bêbada, brigando, ofendendo... Essas coisas! Na subida da rampa, deparei-me com um homem negro com a camisa do clube mineiro descendo, em lágrimas, completamente rubro de seu próprio sangue escorrendo pelo seu corpo. Para mim, isto foi uma visão do inferno! Porquê uma mera partida de futebol causava tanto dano? Por que se vendiam bebidas alcoólicas nos estádios? Por que em garrafas de vidro?

Seguem as minhas respostas aos questionamentos:
1) Todos têm responsabilidades sobre seus atos. Entendo que os espectadores que agirem como vândalos, brigões, ladrões e outros maus elementos que freqüentam principalmente as atuais "torcidas organizadas", quando cometerem algum ato que seja contrário às leis ou aos bons costumes devem ser presos de imediato e ficarem proibidos de assistir a eventos esportivos no local em que estiver sendo realizado;
2) Em relação aos pobres torcedores que hoje formam a grande massa de público dos estádios, estes são os mesmos que viajam nos trens do Metrô e não causam nenhum reboliço, não fazem pichações, não agridem ninguém e não ofendem aos seus pares dentro dos trens.
O problema em relação ao público que comparece hoje aos estádios é de que ele foi formado pelos clubes para serem apenas "torcedores" e nunca consumidores ou clientes. No Metrô eles são clientes e assim são tratados e usufruem o serviço agindo com civilidade e humanismo, dentro das normas ou regras previamente impostas.
Na minha visão o futebol é um grande espetáculo do esporte e assim deveria ser tratado. Sou contrário à liberação de espaços nos estádios e de ingressos para as torcidas organizadas. Estas são as fontes de todos os grandes problemas dentro e no entorno dos estádios.
Vejo um jogo entre grandes times de futebol como se fosse uma grande representação, um lindo espetáculo técnico e tático e dessa forma entendo que os ingressos deveriam corresponder ao valor do espetáculo, como é feito nos grandes teatros e shows.Mas quando falo desta visão, me chamam de elitista, mas estes que assim me denominam esquecem de quanta custa um ingresso para os jogos de torneios importantes como Copa Libertadores, Copas Européias e Copa do Mundo.
Para atender a grande massa de renda mais baixa, seriam feitas rodadas a preços populares ou poderiam ser definidos e destinados locais dentro dos estádios. E também seriam transmitidas partidas ao vivo para local dos jogos, exatamente com hoje vem sendo realizado.
Com ingressos mais caros, fim das "torcidas organizadas", transmissão ao vivo para a praça dos jogos, formaremos uma grande massa de torcedores, clientes e consumidores, que permitirão aos clubes melhores receitas, melhores condições para investimentos nos estádios e uma maior tranqüilidade a potenciais consumidores como você, Queiroz, para poder ir aos estádios, levar a sua família, torcer e vibrar com o espetáculo e consumir a sua paixão de forma tranqüila, segura e feliz.
Como sempre estou a disposição para quaisquer perguntas, informações ou esclarecimentos e novamente aproveito para solicitar que me enviem sugestões, críticas e experiências para esta coluna do Fanáticos por Futebol.
Marcelo Kieling escreve as terças.marcelokieling@yahoo.com.brmarcelokieling@fanaticosporfutebol.com.br

Nenhum comentário: