terça-feira, 29 de janeiro de 2008

CREA pede interdição total do Albertão por oferecer risco aos torcedores

Laudo condena estrutura, instalações elétricas, segurança, combate a incêndio e acessibilidade.

http://www.cidadeverde.com/manchetes_txt.php?id=11298

As seis comissões que participaram da fiscalização preventiva na estrutura do estádio Alberto Silva, o Albertão, no último dia 16 de janeiro, recomendaram a interdição do estádio. A conclusão do laudo foi divulgada hoje(29), pelo presidente do Crea-PI, José Borges Araújo.

Segundo o presidente do Crea-Pi, foram feitas vistorias no que diz respeito à estrutura, hidro-sanitária, segurança e combate a incêndio, acessibilidade, instalações elétricas e imperbemeabilidade. Com o nível de comprometimento maior para instalações elétricas e a estrutura.

José Borges Araújo garante que o estádio não vai cair, mas existem problemas graves que podem causar sérios acidentes. “Existem problemas nas grades e nos degraus, a corrosão se espalha aleatoriamente. Não há saídas de emergência, nem materiais de combate a incêndio, não existe sinalização horizontalmente ou vertical”, explicou.

A promotora Joselisse Nunes, do Ministério Público Estadual, acompanhou a reunião de apresentação do laudo conclusivo e cabe ao órgão decidir se solicita na Justiça a interdição ou não do estádio.

Situação semelhante ao estádio Fonte Nova-BA

As comissões chegaram à conclusão de que o Albertão tem estrutura e problemas semelhantes ao estádio Fonte Nova, de Salvador-Ba, o qual teve um acidente no final do ano passado, onde sete pessoas morreram e 40 ficaram feridas, em novembro do ano passado.

“Na Fonte Nova o Crea da Bahia também havia recomendado a interdição, mas os dirigentes ignoraram e agora estão sendo indiciados. Nós não estamos fazendo sensacionalismo, só estamos pedindo cuidado e prudência, para garantir a segurança”, destacou José Borges Araújo.

O presidente também chamou atenção para as obras que estão sendo feitas ao redor do estádio. “Caso alguém consiga sair do estádio, sem as saídas de emergências necessárias, num suposto acidente, não conseguiram sair dos arredores, por conta das inúmeras obras que estão sendo feitas. Tratores, buracos atrapalham o deslocamento ao redor. Até o próprio estacionamento está comprometido com os órgãos que funcionam na estrutura do Albertão”, concluiu o presidente do Crea-PI.

Jogos nacionais no Albertão

O presidente de honra do Barras, Manin Rego, lamenta que o laudo tenha dado tantas irregularidades, mas disse que vai esperar a decisão da Federação de Futebol Piauiense e do Ministério Público em relação a interdição ou não do local.

A principal preocupação é com o jogo que o Barras vai realizar pela Copa do Brasil, contra o Corinthians, no próximo dia 13 de fevereiro. Jogo que está marcado para o Albertão. “Vamos esperar a decisão da Federação e do próprio governo, já que isso é de responsabilidade do Estado. A verdade é que ele nunca foi concluído e isso é um problema”, afirmou Manin Rego.

Manin revela que só não quer que o jogo entre Barras e Corintihians seja realizado fora do Piauí, segundo ele, isso seria motivo de chacota. “Esperamos uma solução, só não aceitamos que o mando de campo do
Barras, seja realizado fora do Estado, no Maranhão ou Ceará, por aí nós seremos motivos de deboche”, acrescentou.
Caroline Oliveira

Nenhum comentário: