sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Torcedores do Imperatriz pressionam a Federação

08-Fev-2008

http://oimparcial.site.br.com/index.php?option=com_content&task=view&id=19267

JOELLSON BRAGADA EQUIPE DE O IMPARCIAL

Munido com um calhamaço de documentos, o consultor esportivo do grupo de 25 torcedores do Imperatriz, Justino Filho, que se encontra desde ontem em São Luís, informou à reportagem de O IMPARCIAL que tem em mãos provas de várias irregularidades praticadas pelo presidente da FMF, Alberto Ferreira, e que serão levadas ao conhecimento da Justiça. Uma delas, segundo adiantou, é a adulteração de borderôs. “O estádio cheio e os borderôs apresentam prejuízo. Eu tenho todos os documentos assinados. É um furto. Estão roubando o governo federal”, detonou. Justino se refere ao valor que deve ser descontado para o INSS durante os jogos. “Com a falsificação dos borderôs, o valor real do INSS é sonegado”, completou.
Também, que serão cobradas as prestações de contas da federação no período de 2004 a 2007, que até agora não foram publicadas. A intenção é fazer o pedido de uma auditoria independente em toda a documentação financeira da Federação. Eles reclamam que apesar de várias denúncias feitas por setores da imprensa esportiva local, o MP tem deixado de atuar, salvo recentemente quando um grupo de torcedores do Imperatriz procurou a Promotoria do Consumidor.
Outra denúncia feita pelo consultor dos torcedores refere-se ao Art. 16 do ET: “É dever da entidade responsável pela organização da competição (no caso a FMF) contratar seguro de acidentes pessoais, tendo como beneficiário o torcedor portador de ingresso, válido a partir do momento em que ingressar no estádio”. Segundo Justino, a seguradora responsável informou que a apólice estaria vencida.

CAUTELAR
O grupo de torcedores do Cavalo de Aço viajou mais de 600 km até São Luís para exigir que a Federação Maranhense de Futebol cumpra o Estatuto do Torcedor, também, não mudando a data da partida entre Imperatriz e Bacabal. A antecipação, feita pela FMF, na primeira rodada da Taça Cidade, foi o estopim para que os torcedores se juntassem à advogada do grupo, Radige Barbosa, que prometeu dar entrada em várias ações na Justiça, ontem mesmo.
Entre as várias ações, destaque para um pedido de medida cautelar que foi protocolado em nome dos torcedores, solicitando que a FMF mantenha a data de 17 de fevereiro para a partida entre Bacabal e Imperatriz divulgada na primeira tabela. A alegação dos torcedores é que a federação não respeitou o prazo estabelecido pelo Estatuto do Torcedor.
O presidente da torcida Fiel Cavalina, Cláudio Sousa, informou que os torcedores do Cavalo de Aço não mais aceitarão, de braços cruzados, as irregularidades da FMF. “Nós queremos que a federação respeite as normas, só isso. Somos torcedores e não queremos que o nosso time seja prejudicado”, observou. O art. 9º do referido documento diz que “é direito do torcedor que o regulamento, as tabelas da competição e o nome do Ouvidor da Competição sejam divulgados até sessenta dias antes de seu início”. No endereço eletrônico da federação a tabela modificada tem a data de 9 de janeiro. “Assim, fica claro que a lei que defende o torcedor foi desrespeitada”, concluiu o presidente da torcida organizada. Os torcedores informaram, ainda que, como forma de defender o time de coração, na próxima semana será criada em Imperatriz a Associação dos Torcedores do Cavalo de Aço.

Alberto Ferreira rechaça acusações
O presidente da Federação Maranhense de Futebol, Alberto Ferreira, ao tomar conhecimento das acusações feitas pelos torcedores do Imperatriz, disse a O IMPARCIAL que está tranqüilo e que caberá aos que o acusam o ônus da prova. “Segundo Jámenes (diretor-técnico da FMF) me afirmou, não houve uma mudança na tabela. Ele apenas refez toda a programação em função das desistências de Timon e Itinga. Com isso, é claro que pode ter havido mudança em alguma data, mas os representantes de clubes ficaram sabendo, imediatamente, do teor da nova tabela”.
Alberto também afirmou desconhecer que tenha havido fraude na divulgação das rendas dos jogos em Imperatriz, mas se algum público divulgado não bateu com a quantidade de pessoas existentes no estádio, a culpa não é da entidade. “O Manoel (diretor-financeiro) quando vai a Imperatriz não vende nem recebe ingresso. Apenas é chamado para receber o percentual que cabe à federação. Quem prepara o borderô é o próprio Imperatriz”.O presidente da FMF informou ainda que as contas dos exercícios de 2004 a 2007 foram publicadas no site e se não estão mais em condições de serem acessadas é porque tecnicamente já estão vencidas. “A cada ano estas contas, tecnicamente apagam, mas os originais estão aqui comigo e foram aprovadas em assembléia”.
Finalizando, Alberto também contestou a ausência do seguro pessoal por parte dos torcedores, afirmando: “Isso não faz sentido. Todos os anos nós fazemos isso, inclusive, devo receber amanhã (hoje) a apólice de 2008”. O diretor-técnico da FMF não pôde ser localizado pela reportagem até às 18h.

APOIO AO GOVERNADOR
O governador em exercício, pastor Luiz Porto, recebeu em audiência na tarde de ontem, no Palácio dos Leões, uma comissão formada por integrantes da Torcida Fiel Cavalinho, do Imperatriz. Na reunião, o presidente da torcida organizada do Cavalo de Aço, Cláudio Sousa, reivindicou do Governo do Estado a cessão de uma área para a construção do Centro de Treinamento do Imperatriz para as categorias de base.
Segundo o presidente da Fiel Cavalinho, já há recursos em caixa para a realização das obras do CT, faltando apenas o terreno para a edificação do mesmo. Luiz Porto recebeu o pleito dos torcedores e disse que vai solicitar um levantamento para verificar a disponibilidade e a possibilidade legal para a concessão da área pleiteada. "O Imperatriz é um time que tem se fortalecido bastante e se destacado com atuações marcantes em campeonatos estaduais, além de possuir uma torcida enorme e apaixonada. Então, eu acredito que com o compromisso que o governador Jackson Lago tem de investir no social, a solicitação é salutar e nós vamos verificar as possibilidades de atendê-la", disse o governador em exercício.
O presidente da Torcida Fiel Cavalinho solicitou ainda reforço na segurança para o jogo entre as equipes do Imperatriz e Bacabal, marcado para acontecer no próximo dia 10, no município de Bacabal, já na disputa pelo Campeonato Maranhense 2008.

Nenhum comentário: