terça-feira, 4 de março de 2008

Pó-de-arroz poderá voltar às arquibancadas do Flu

http://placar.abril.com.br/fluminense/noticias/032008/032008_500191.shtml

Rio de Janeiro (RJ) - O "pó-de-arroz", apelido dirigido aos torcedores do Fluminense pelas torcidas adversárias e assumido por certa parte dos tricolores, poderá voltar a ser usado nas arquibancadas dos estádios, o que havia sido proibido no ano de 1999, quando se alegou que o talco prejudicava o trabalho dos policiais.

O juiz da 7ª Vara de Fazenda Pública, Cláudio Brandão, concedeu uma liminar para que a torcida do Fluminense possa voltar a usar o pó-de-arroz, acatando um pedido realizados pelos advogados - e torcedores tricolores - Gabriel Machado e Gustavo Albuquerque.

A ligação do pó-de-arroz com o Fluminense é quase centenária, datando do ano de 1914, quando o jogador Carlos Alberto, recém-chegado ao clube das Laranjeiras, tentou disfarçar sua cor mulata passando o pó branco no corpo. O artifício, no entanto, não deu certo, pois durante o jogo, seu suor escorreu e estragou a maquiagem, o que suscitou os gritos de “pó-de-arroz, pó-de-arroz” da arquibancada adversária.

Como o tempo, o apelido perdeu seu caráter pejorativo e foi adotado pela torcida do Flu, sendo hoje um dos principais símbolos do clube.

Com a liberação, a substância já poderá figurar na mãos dos torcedores do Flu nesta quarta-feira, quando a equipe carioca enfrenta o Arsenal, do México, no Estádio Maracanã, em jogo válido pela Copa Libertadores da América.

Gazeta Press / Placar

Nenhum comentário: