domingo, 16 de março de 2008

Tumulto marca venda de ingressos para clássico em Ribeirão

14/03/2008 - 09h19

LUCAS REIS
da Agência Folha, em Ribeirão Preto

http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u381746.shtml

Em apenas seis horas, mais de 24 mil ingressos para o jogo entre Palmeiras e São Paulo, que acontece no domingo no estádio Santa Cruz, foram vendidos em Ribeirão Preto.
Restam pouco mais de 4 mil, que serão vendidos hoje no Santa Cruz. A expectativa da BWA, empresa responsável pela comercialização das entradas, é a de que os ingressos se esgotem antes das 12h.
De acordo com Bruno Balsimelli, proprietário da empresa, ainda há ingressos de meia-entrada em todos os setores do estádio. Segundo ele, não há divisão de ingressos para as torcidas --caberá à Polícia Militar fazer a divisão no domingo.
O início da venda ontem foi marcado por filas, tumultos, protestos de torcedores, brigas e agressões. Às 10h, mais de 3 mil torcedores se aglomeravam no estádio Santa Cruz --alguns chegaram ao local ainda na madrugada. As bilheterias abriram 11h.
Nos guichês da entrada das cadeiras cobertas, único ponto onde eram vendidos ingressos de meia-entrada, o movimento era maior. A fila se prolongava até a av. Costábile Romano. Nas bilheterias, centenas de pessoas se empurravam. Houve brigas, correria e desentendimento entre torcedores rivais.

A principal reclamação dos torcedores era a livre ação dos cambistas.

A polícia chegou ao local por volta das 12h, e dispersou a multidão com ajuda de cassetetes e spray de pimenta. Dezenas de pessoas --entre elas mulheres e crianças-- correram do tumulto, com dificuldade de respirar e enxergar.
De acordo com o capitão Francisco Mango Neto, da PM, o gás pimenta foi usado para afastar os cambistas. "Não houve exagero [dos policiais]. As pessoas que estavam bem na frente das bilheterias eram os cambistas, que estavam causando prejuízo aos torcedores. Infelizmente foi preciso usar o gás", disse Mango.
Às 14h, outros dois pontos passaram a vender ingressos: uma loja de ferramentas na avenida Castelo Branco e o poliesportivo do Botafogo, na Vila Tibério. Na padaria Elite, apesar do anunciado, não houve venda de ingressos e muitos torcedores reclamaram.

Nenhum comentário: