sexta-feira, 18 de abril de 2008

57,6% - O tamanho do gosto pelos pontos corridos

17/04/2008

http://blogdojuca.blog.uol.com.br/arch2008-04-13_2008-04-19.html

Segundo pesquisa publicada em "Veja" nesta semana, cariocas e soteropolitanos são os maiores torcedores de poltrona do Brasil: cada um assiste em média 2,4 jogos por semana, pela TV.
Em terceiro lugar está o paulistano, cuja média é de 2,1 jogos por semana.
Em último lugar na pesquisa, entre as regiões metropolitanas pesquisadas, está o morador de Florianópolis: apenas 1,4 jogo por semana.
A pesquisa aponta, ainda, outro dado interessante em três capitais: 69% dos belorizontinos, 60% dos paulistanos e somente 47% dos cariocas apontam o Campeonato Brasileiro como sua competição preferida.
O diário "Lance!" também trouxe uma informação muito interessante: a de que 47,1% dos compradores de jogos pelo pay-per-view também comparecem aos estádios, derrubando o mito que esse público não iria assistir ao vivo os jogos de seus times preferidos.
Eis que o "Olhar Crônico Esportivo" foi atrás de mais informações junto ao Clube dos 13 e trouxe uma informação ainda mais interessante: os torneios preferidos dos brasileiros.

Vamos a eles:
1º - Campeonato Brasileiro____ 57,06%
2º - Copa do Brasil___________ 13,80%
3º - Copa Libertadores________ 13,44%
4º - Estaduais/Regionais_______ 8,15%
5º - Não souberam responder___ 7,55%

Eis aí um dado realmente interessante e que comprova o gosto do brasileiro pelos pontos corridos: 57,06% dos torcedores brasileiros afirmam gostar mais do Campeonato Brasileiro que de todos os demais torneios juntos, todos eles com diferentes fórmulas "mata-mata".
Um número de peso, pois, afinal, já estamos na sexta edição seguida do Campeonato dentro dessa fórmula.
Os cinco anos anteriores já foram mais que suficientes para tornar a competição conhecida e ao gosto do público, contrariando as afirmações de muita gente em sentido contrário.
Cabe destacar, também, o grande aumento na venda de pacotes pay-per-view, cujo carro-chefe é o Brasileiro.
Um pouco sobre a pesquisa, feita pela subsidiária brasileira da TNS Sports, a maior empresa do setor em todo o mundo, nesse início de ano.

Algumas informações sobre sua base de dados:

Universo 6.036 torcedores de futebol
Faixa etária acima de 16 anos de idade
Distribuição por sexo Homens – 70%
Mulheres – 30 %
Classes sociais A1, A2, B1, B2, C e D

Regiões Metropolitanas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Brasília, Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Goiânia e Campo Grande

Interior dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Cobertura populacional 65,5%
Cobertura do PIB 85,2%
Margem de erro 1,1%

Os entrevistados primeiro definiram-se como torcedores de futebol e só depois passaram a responder ao questionário.
Uma pesquisa como essa, em que há uma pré-definição do público-alvo, uma seleção, permite uma margem de erro bastante reduzida, no caso presente de apenas 1,1%.
A maior parte dos dados dessa pesquisa não serão abertos ao público por enquanto, pelo menos enquanto continuarem as negociações Clube dos 13/Globo, em torno dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro para 2009 a 2011.

Nenhum comentário: