sexta-feira, 11 de abril de 2008

Novo Blog: Mande um cartão vermelho pro racismo no futebol!

A UTB apoia o novo blog “Racismo no Futebol” e sugere a visita:

http://www.racismonofutebol.org.br/

Em 2007, o IBASE, uma das organizações do grupo Diálogos Contra o Racismo, firmou uma parceria com a FIFA através da ONG européia anti-racista FARE (Football Against Racism in Europe) para combater o racismo e o preconceito nos estádios brasileiros.

O blog busca incentivar a reflexão sobre o racismo no futebol, disponibilizando informações, pesquisas e outros materiais sobre racismo e discriminação, além de enquetes.

Existem muitos tipos de discriminação e preconceito no Brasil, e eles também estão presentes entre as pessoas que praticam ou assistem a um esporte. Mas parece ser mais visível em estádios de futebol. Um indício são os apelidos que clubes, jogadores e torcedores recebem. Em muitos casos estas expressões de racismo são aceitos como normais porque muitas pessoas acreditam que este tipo de comportamento é um fenômeno isolado, que não continua depois do jogo. Será? No Brasil existe a idéia de uma existência pacífica (que muitos chamam de democracia racial) de todas as raças que formam o país, porém pesquisas e, especialmente no cotidiano, nos mostram que pessoas negras, mulheres, homossexuais e pessoas pobres em geral são as maiores vítimas de discriminação e preconceitos.

Sua participação é muito importante para a campanha!

Responda às enquetes e deixe a sua opinião sobre o racismo no futebol!!

http://www.racismonofutebol.org.br/

Nenhum comentário: