quinta-feira, 3 de abril de 2008

Torcedores vândalos e polícia despreparada

03/04/2008

bolasolta@gazetaesportiva.com.br

São Paulo (SP) - O quebra pau no ginásio de São Bernardo, por ocasião de uma decisão do futsal entre Corinthians e Palmeiras, merece uma reflexão. Os uniformizados são violentos, mas a Polícia quando vem exagera e provoca mais ainda. Um absurdo os municipais da cidade do ABC não terem a menor noção do perigo. Deixaram torcidas rivais, inimigas declaradas, ficarem lado a lado, sem a clássica divisória que ocorre no futebol de campo. É a mesma coisa que convidar para uma festa o terrorista Bin Laden e o presidente norte-americano George W. Bush na esperança que os dois troquem beijos e abraços. É muita inocência, que chega às raias da burrice.
A repressão policial foi outro desastre. Usaram gás lacrimogêneo e gás pimenta tendo no local mulheres e crianças. Os marmanjos das uniformizadas estão 'vacinados' contra tal investida. Mas e o lado mais fraco, como é que fica? Tanto assim, que viaturas do Resgate chegaram ao local e deram atendimento à uma senhora, quase intoxicada com os dispositivos utilizados pela polícia.
E o despreparado policial que apontou um 'canhão' em direção aos torcedores? Para intimidar, já bastavam os gases atirados antes. Ou não? E mais: 120 envolvidos foram presos e fichados. O correto seria serem punidos o mais rápido possível. Nada do delegado de São Bernardo empilhar o Boletim de Ocorrência em um armário qualquer, para virar arquivo morto. Crime sem castigo é um convite à reedição.
Boa polícia é aquela que previne e não aquela que bate mais.
E assim caminha a mediocridade...

Nenhum comentário: