sábado, 10 de maio de 2008

Indignação de um torcedor

http://operario.com/2008/05/02/indignacao-de-um-torcedor/

Criei esse texto para externar um sentimento de lamentação e fúria que me tomou conta nas arquibancadas do Germano Krüger na tarde de hoje.
Pois é. Como se já não bastasse o empate frustrante do time (frustrante sim, porque dava para ganhar e, ainda, era aniversário do clube, isto é, hoje a festa tinha que ser completa, para alegria dos operários e dos operarianos), infelizmente presenciei vários atos de racismo entre os torcedores do Operário.
Não, não me refiro à organizada ou àqueles que estão em conformidade com a “ideologia operariana” - digamos assim. É apenas a alguns indivíduos que me refiro.
Eu estava à esquerda da torcida organizada, um pouco mais para o lado, quase perto da “curva” do estádio, mais ou menos em frente à linha da grande área, próximo ao lugar onde ficam algumas faixas, entre elas, as da Torcida Revolução Operariana.
Pois bem, ali onde eu estava, alguns sujeitos cujos nomes não conheço, revelando sua imbecilidade, aproveitavam qualquer lance para manifestar sua repudiável visão racista do ser humano. Ofendiam qualquer negro que ali perto passasse, sobretudo aquele ao qual todos se referiam como “Adebayor”. Ofendiam, inclusive, jogadores do próprio Operário, como o goleiro Dida, que foi chamado por alguns de “macaco”. As expressões “nego”, “negão”, “preto” etc. eu nem levo em consideração, pois estas foram, digamos, popularizadas entre as pessoas e revelam um racismo implícito, mais velado, sendo “macaco” uma expressão muito forte e que deixa claro o ódio.
É uma pena que isso ainda exista. Uma pena mesmo. Talvez levando como exemplo povos que se acham de primeiro mundo, tais quais os espanhóis, que recentemente estiveram na manchete dos noticiários por terem realizado atos de racismo no esporte, esses idiotas ficam vomitando essas expressões racistas como se eles valessem alguma coisa. É incrível a inteligência dessas pessoas.
Sei que isso ainda existe, infelizmente, entre o povo brasileiro - povo este miscigenado, o que o torna especial e lindo - e que um tópico desse não exterminará essa praga racista da Terra, mas cumpre discutir o assunto e colocá-lo em voga para que torcedores mais jovens, que vão ao estádio assistir ao time do povo ponta-grossense, não repitam essas grosserias absolutamente repudiáveis.
Ainda, cabe também sempre lembrar o que se encontra no site da Torcida Revolução Operariana:
“A TRO também luta contra a violência, o racismo, a homofobia, xenofobia e todo tipo de preconceito existente dentro e fora do futebol.” (Disponível em: http://operario.com/torcida/objetivos)
Estou certo de que é minoria a quantidade de pessoas que enveredam pelo racismo entre a torcida operariana e que esses poucos imbecis, além de inconscientes natos, não torcem pelo Operário e nem o apóiam, sendo indiferente para eles estar o Fantasma na 1ª, 2ª, 3ª ou 25ª divisão do futebol. Sei, também, que em certos momentos de uma partida de futebol, devido à tensão, ao nervosismo, a algumas falhas cometidas pelos jogadores, enfim, nós torcedores acabamos extravasando e dizendo coisas inconscientemente. Pois aí mesmo está o problema: a falta de consciência (e inteligência, diga-se de passagem). Esses pulhas, infelizmente, estão lá só para atrapalhar mesmo; a eles pouco importa a posição do Operário, ou seja, se lixam para o time. Melhor seria se ficassem em casa, reservando sua insignificância apenas a eles mesmos.
Levando tudo isso em consideração, torcedor operariano, lute contra a injustiça sempre, sendo ela racial, econômica, social etc. Principalmente você, jovem torcedor que está lendo esse texto. Aprenda com os erros dos outros e faça desse mundo um lugar melhor e mais solidário em que se viver.

Nenhum comentário: