quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Os desafios de São Paulo para sediar a Copa 2014

Segs.com.br - Fonte ou Autoria é : Rodrigo Prada / Talita Galli
24-Ago-2008

http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=11418&Itemid=1

De um lado o caos aéreo, metrôs superlotados, congestionamentos recordes, estádios inadequados. Do outro as enormes exigências da FIFA para que São Paulo possa sediar uma chave da Copa do Mundo de 2014 . Essas questões em relação à infra-estrutura geral - mobilidade urbana, metrô, corredores de ônibus, acessos aos aeroportos, ampliação da rede hoteleira, entre diversas outras - serão debatidas por especialistas e autoridades no seminário promovido pelo Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), no próximo dia 26 de agosto, a partir das 13h30, no auditório do Centro Britânico Brasileiro, em São Paulo.

Para o presidente do Sinaenco/SP, João Alberto Manaus, apesar da cidade de São Paulo ter experiência em sediar megaeventos como a Fórmula 1, o desafio de sediar é Copa do Mundo de futebol é muito, porque além da arena, vários pontos da cidade concentrarão grande quantidade de torcedores. "Nos dias de jogos, um bom planejamento logístico será fundamental. Porém o mais importante é a cidade aproveitar a realização do evento e melhorar a sua infra-estrutura, visando ao pós-Copa" destaca Manaus.

O Seminário faz parte de um ciclo de eventos que teve início em Salvador e já passou por Belo Horizonte e Recife. Em todas as capitais, o Sinaenco reúne especialistas e governantes para discutir quais os principais obstáculos que devem ser ultrapassados para que a cidade cumpra bem seu papel de anfitriã de uma chave da Copa do Mundo. Nesses eventos, são debatidos o estado atual da infra-estrutura esportiva e urbana, especialmente na questão de mobilidade e acessibilidade (aeroportos, metrôs, linhas ferroviárias urbanas, corredores de ônibus, entre outros). "Nossa intenção é levantar os projetos e obras essenciais à boa realização da Copa, visando a um planejamento feito com a necessária antecedência, para evitar problemas como os ocorridos por ocasião dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro", diz Manaus.

Estão confirmadas as participações do presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho; Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, Francisco Vidal Luna; Secretário Municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras de São Paulo, Marcelo Branco; Arquiteto Ruy Othake; Ailton Brasiliense Pires, presidente da Antp; Jurandir Fernandes, diretor-presidente da Emplasa;, Roberto Scaringella, especialista em transportes; Adalberto Febeliano , especialista em infra-estrutura aeroportuária.

Informações e inscrições: (11) 3123-9200, e-mail: sinaenco@sinaenco.com.br

Nenhum comentário: