domingo, 3 de agosto de 2008

Perfil do torcedor

Heloisa Reis participa de reunião em Brasília. E em 45 dias apresenta perfil do torcedor

Manuel Alves Filho

http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/2008/08/02/docente-da-fef-apresenta-perfil-do-torcedor-paulista-em-45-dias

[1/8/2008] A professora Heloisa Reis, chefe do Departamento de Estudos do Lazer (DEL)da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, participou na última quinta-feira (31) de audiência pública convocada pelo Ministério da Justiça, cujo objetivo foi dar início às discussões para a reformulação do Estatuto do Torcedor. O foco dos debates, segundo ela, foi a definição de mecanismos que ampliem a segurança tanto no interior quanto nas imediações de estádios e ginásios esportivos. Pesquisadora de temas como “futebol e violência” e “futebol e sociedade”, Heloisa defendeu na ocasião a necessidade da retomada dos trabalhos da “Comissão Paz no Esporte”, criada por decreto presidencial em 2004 com base numa sugestão sua, formulada um ano antes. As atividades da comissão estão suspensas há mais de um ano, o que tem prejudicado as ações voltadas à redução da violência associada ao esporte. “Penso que não podemos perder essa oportunidade, principalmente porque estamos às portas de sediar uma Copa do Mundo, em 2014”, assinalou.

A docente da FEF, que também é coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas de Futebol (GEF) daquela faculdade, participou da audiência a convite do Ministério da Justiça. Também estiveram presentes ao evento representantes do Ministério do Esporte, Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Federação Paulista de Futebol (FPF), Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e organizações não-governamentais. A fala de Heloisa foi considerada importante pelos presentes, por trazer uma visão mais ampla e aprofundada da problemática. Um dos pontos levantados por ela foi a necessidade de incluir, dentro do Estatuto do Torcedor, um capítulo específico sobre a infra-estrutura dos estádios e ginásios. “Esses espaços precisam oferecer mais segurança e conforto aos freqüentadores”, afirmou.

Heloisa aproveitou a participação na audiência para antecipar alguns dados preliminares de uma pesquisa que vem realizando junto aos torcedores organizados de São Paulo, com financiamento do Ministério do Esporte, por meio de uma rede denominada Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer (Cedes). O intuito do estudo é caracterizar esses fãs de futebol. De acordo com ela, a pesquisa deverá trazer resultados inéditos, que ajudarão a desmistificar algumas “certezas” sobre esses personagens do esporte. “A pesquisa deverá estar concluída dentro de 45 dias, mas posso adiantar que em uma das torcidas organizadas foi possível verificar uma predominância de pessoas de classe média e classe média alta, que apresentam um significativo grau de escolaridade. Isso vai contra a idéia generalizada de que o torcedor organizado tem baixo nível de instrução e pertence às camadas mais pobres da população”.

Dentro de 90 dias, um grupo de trabalho constituído pelo Ministério da Justiça apresentará uma proposta de aprimoramento do Estatuto do Torcedor, que será levada à apreciação do presidente da República. Em seguida, a matéria será encaminhada ao Congresso Nacional, na forma de projeto de lei. Uma das medidas que podem ser incluídas no documento é a definição de penas específicas para crimes cometidos no âmbito dos espetáculos esportivos, iniciativa defendida pelo Ministério Público de São Paulo e apoiada pela professora Heloisa. Conforme o MP-SP, atualmente é difícil enquadrar os promotores de atos violentos com base nos artigos do Código Penal. Dados preliminares divulgados pelo Ministério da Justiça dão conta da ocorrência de pelo menos 20 mortes no país desde 2004, em decorrência de distúrbios originados no futebol.

Nenhum comentário: