quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Clubes de Futebol investem em torcedores mirins

06.11.2008

http://blogs.abril.com.br/marketinginfantil/2008/11/clubes-futebol-investem-em-torcedores-mirins.html

Apesar da pesquisa do instituto Datafolha apontar que as torcidas do Flamengo, Corinthians e São Paulo são as três maiores do Brasil, esses são os clubes que mais investem em projetos para aumentar a quantidade de pessoas que torcem por suas equipes de futebol. As três agremiações desenvolvem ações consistentem que visam a conquista e a fidelização de torcedores mirins.
O Flamengo, por exemplo, querendo abarcar esse filão da população brasileira está investindo bastante nos conteúdos específicos do seu site para a ala mais nova da sua torcida. Personagens como o Uruba e o Urubinha, em referência ao mascote da equipe (o urubu), são mostras de que as crianças têm um papel importante nos planos do clube carioca.
Em um site agregado ao site oficial do Flamengo existem diversas atividades interativas em que as crianças podem ler sobre a história do mascote do time, baixar papéis de parede, acessar jogos, imprimir naterial, colorir imagens online e até fazer o download de um relógio customizado para a área de trabalho do computador.
Outra página de internet, também do Flamengo, é a Urubródi. A principal atração desse site são as animações, o conteúdo para celular e os personagens que reproduzem características dos apaixonados pelo futebol. A idéia é disponibilizar um conteúdo altamente interativo, em uma linguagem próxima do universo da criança e do adolescente. "No Rio, por exemplo, já temos 53% da torcida", afirmou Ricardo Jorge Hinrichsen, vice-presidente de marketing do Flamengo. "Então, o objetivo maior é tratar bem esse nosso público e trabalhar com uma comunicação de qualidade", completou.
Já no Corinthians, foi anunciado, pelo departamento de marketing do clube, um pacote de projetos que visam o estreitamento de laços com os torcedores mirins. Um exemplo disso será o Acampamento de Férias, com oficinas de futebol e outras atividades recreativas.
Além disso, a agremiação de Parque São Jorge fechou um contrato com o cartunista Ziraldo para a atualização do Mosqueteiro, personagem símbolo do clube, e para a criação da turminha do Corinthians. Segundo Caio Campo, gerente de marketing da agremiação, discute-se com a Editora Abril o lançamento de edições em quadrinhos com esses novos personagens. "Também teremos a Estrela como parceira em um projeto para licenciamento de brinquedos", adiantou.
Outro produto corintiano destinado às crianças é a Certidão de Nascimento do Corintiano. A empresa parceira do clube nesse empreendimento também confecciona o livro “Aconteceu enquanto eu nascia”, no qual traça-se um panorama da época em que a criança veio ao mundo, com destaque para o Corinthians quando o assunto é futebol. Por fim, em acordo com outra empresa de produtos para o público infantil, o time de Parque São Jorge possui 20 diferentes personagens de pelúcia com o uniforme do time.
Em segundo lugar na preferência das crianças entre quatro e 12 anos de idade, atrás apenas do Flamengo, o São Paulo possui um tipo de iniciação da relação da criança com o clube. É o denominado “Batismo tricolor”, o qual lembra bastante uma cerimônia religiosa e oficializa a adesão dos jovens torcedores. Iniciada em 2006, a atividade ocorre no gramado do Morumbi e já teve a participação de 4,2 mil pessoas. Uma figura de "São Paulo" faz a leitura do compromisso de "são-paulinidade" e, depois, entrega aos batizados a camisa oficial do projeto e um certificado.
De acordo com o departamento de marketing são paulino, a agremiação está sempre atrás de iniciativas de vanguarda em ações dirigidas ao público mirim. "Foi um acontecimento importante, por exemplo, ver o personagem Pernalonga vestindo a camisa do time, o que valoriza nossa marca", disse Julio Cesares, diretor de marketing do clube do Morumbi, em referência ao contrato de licenciamento firmado em 2007 entre o São Paulo e a Warner Bros. que permite a associação da imagem do clube a personagens do Looney Tunes.
Fonte: Redação Capital News - 31/10/08

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