terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Promotor anuncia cadastro para torcedores e nova fiscalização sobre estádios

16/02/09 - 19h02 - Atualizado em 16/02/09 - 19h20

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Campeonato_Paulista/0,,MUL1004750-9839,00-PROMOTOR+ANUNCIA+CADASTRO+PARA+TORCEDORES+E+NOVA+FISCALIZACAO+SOBRE+ESTADIO.html

Paulo de Castilho diz que pessoas terão de se cadastrar para comprar ingressos e critica 'politicagem' por fracasso em São Paulo

Carlos Augusto Ferrari São Paulo

A Confederação Brasileira de Futebol, o Ministério da Justiça, o Ministério do Esporte e o Conselho Nacional dos Procuradores vão lançar entre abril e maio o Cadastro Nacional de Torcedores para controlar o acesso de pessoas aos jogos de todas as competições no país. Outra medida prevista é um mecanismo bastante rigoroso nas vistorias e liberações dos estádios para as partidas.

O cadastramento poderá ser feito pela internet, ainda sem endereço definido. Depois disso, o torcedor receberá um cartão de identificação para que possa adquirir o ingresso da partida desejada. Além disso, servirá para que a CBF e a polícia identifique com mais facilidade as pessoas em caso de confusões.

- O torcedor será obrigado a fazer esse cadastro, que será interligado com a secretaria de segurança. Vamos ter controle de quem comprou e para qual setor em todos os estádios do Brasil. Vamos acabar também com a ação dos cambistas. Se o torcedor tiver algum problema e for impedido de entrar no estádio, o cartão será bloqueado imediatamente – explicou o promotor de Justiça do Juizado Especial Criminal da Família (Jecrim), Paulo Sérgio de Castilho, um dia depois do confronto entre torcedores do Corinthians e policiais militares no Morumbi.

Há três anos, a Federação Paulista de Futebol e o Ministério Público de São Paulo adotaram a mesma medida, mas o resultado ficou muito abaixo do esperado. Cerca de 20 mil torcedores ligados às organizadas foram cadastrados. Para Castilho, um problema político impediu o sucesso do projeto.
- Não conseguimos trazer o dinheiro, que foi disponibilizado pelo Ministério do Esporte, para São Paulo. Foi um problema na esfera política, já que era de algo federal para estadual. Simplesmente, não houve autorização para a transferência desse dinheiro. Era para termos mais de 200 mil torcedores cadastrados – contou.

Outra novidade, segundo Castilho, será a adoção de um rigoroso controle na liberação dos estádios para jogos. Para a Copa do Brasil, 40% deles foram reprovados após as vistorias.

- Isso está para ser editado em decreto presidencial. Serão mais de 165 itens nesse laudo para resolver os problemas dos estádios. Alguns não têm bebida, comida e ainda possuem mau cheiro. Se não preencher todos os requisitos, não terá jogo – completou.

Nenhum comentário: