terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

MP quer 5% para torcida visitante

16/02 - 22h40

http://www.tricolormania.com.br/noticias.asp?cod=66135

O promotor de Justiça do Juizado Especial Criminal da Família (Jecrim), Paulo Sérgio de Castilho, em coletiva realizada nesta segunda-feira (16), anunciou que pretende apresentar projeto para que a carga de ingressos destinada à torcida visitante nos clássicos paulistas seja reduzida para 5% da capacidade do estádio. A iniciativa ainda depende de entendimento com os clubes envolvidos e com a Federação Paulista de Futebol, mas já conta com o apoio de Juvenal Juvêncio, Presidente do São Paulo Futebol Clube.

- Estou enviando este ofício e recomendando à Federação e aos presidentes dos times (a redução). Isso daria maior segurança ao torcedor em clássicos na capital. Quando tivemos os ingressos divididos meio a meio, os problemas foram inúmeros - afirmou o promotor.

O promotor rejeitou, ainda, a idéia de clássicos de uma torcida só:

- Não sou favorável a ter uma única torcida. Acredito que isso acabaria com o resto do brilho que o futebol ainda tem. Os 10% não são ruins, mas, com 5%, aumentaríamos nossa margem de segurança.

O promotor lembrou, também, que a cota atual já não é seguida em certos estádios do Estado de São Paulo, e defende os benefícios da restrição à segurança do evento esportivo:

- Na Vila Belmiro e no Palestra Itália, os jogos já são feitos com menos de 10% e ninguém fala nada. Você consegue dominar o entorno do estádio e evitar problemas em estações do metrô e ônibus. Com 30 mil pessoas de cada lado, isso fica muito complicado e ainda é preciso mobilizar quase quatro mil homens para combater qualquer tipo de criminalidade.

São Paulo x Corinthians

- No clássico de domingo, não tivemos nenhuma ocorrência, apenas aquela que não envolveu uma briga entre torcedores - citou o promotor, referindo-se ao conflito travado entre a Polícia Militar e torcedores organizados do Corinthians, que depredaram parte das arquibancadas, banheiros e equipamentos de segurança do Estádio do Morumbi.

Paulo Castilho prometeu apurar as circunstâncias do confronto, bem como a presença de bombas caseiras encontradas com torcedores envolvidos.

- Vou requisitar as imagens para saber de onde partiu o arremesso da primeira bomba. Depois do tumulto, a polícia localizou duas bombas na torcida do Corinthians, semelhantes àquela que explodiu. A polícia não descarta que a bomba que explodiu seja da própria torcida do Corinthians.

Reafirmando as condições de segurança do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o promotor enfatizou, também, a estrutura oferecida pelo Morumbi, lembrando que o é o único estádio da cidade a possuir alvará de funcionamento, e a principal referência em infra-estrutura tanto para o torcedor quanto para os profissionais envolvidos nas partidas.

Cadastro Nacional de Torcedores

O promotor tratou, também, de projeto estatal para identificação dos torcedores. O cadastramento poderá ser feito pela internet, e o torcedor receberá um cartão de identificação para que possa adquirir os bilhetes para os jogos que desejar.

- O torcedor será obrigado a fazer esse cadastro, que será interligado com a secretaria de segurança. Vamos ter controle de quem comprou ingresso e para qual setor em todos os estádios do Brasil. Vamos acabar também com a ação dos cambistas.

Segundo Paulo Castilho, o sistema servirá, também, para a identificação dos envolvidos em atos de vandalismo, como os registrados no clássico.

Nenhum comentário: