sábado, 21 de março de 2009

Dornelles critica criação da 'carteirinha do torcedor'

PLENÁRIO / Pronunciamentos, 19/03/2009 - 20h11

http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=89041&codAplicativo=2

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) reagiu com indignação, nesta quinta-feira (19), ao projeto do Ministério do Esporte de criar uma "carteirinha do torcedor", que seria exigida para a entrada em estádios de futebol, como medida de segurança. Além de considerar esse mecanismo pouco prático, o parlamentar disse acreditar que ele vá significar mais um entrave burocrático à vida do cidadão e acabará por gerar dificuldades administrativas.
- Essa é uma medida ridícula que tem de ser revogada. Eu nunca vi nada tão ridículo na administração do país, especialmente num momento em que temos tantas outras coisas importantes para resolver - protestou Dornelles.
Segundo informações colhidas no portal do Ministério do Esporte na Internet, a carteirinha, chamada de "cartão", faz parte de um projeto batizado pelo governo de "Torcida Legal", destinado a tornar mais segura a participação dos brasileiros em partidas de futebol realizadas em estádios.
O cartão seria criado a partir da assinatura de um termo de cooperação entre os Ministérios do Esporte e da Justiça, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG).
"A ação vai facilitar o controle de acesso e monitoramento de torcedores, de modo que aqueles que cometerem infrações sejam identificados e punidos. Para facilitar a identificação dos torcedores, o Ministério do Esporte vai criar um sistema nacional de cadastro de torcedores, que vai exigir o uso de um cartão na compra do ingresso e entrada na arena", diz matéria publicada no portal do ministério.
- O que tem de ser feito é uma campanha educativa para acabar com a violência nos estádios e não exigir mais um documento, entre tantos a que o brasileiro já é obrigado a obter - sugeriu o senador, que já antevê filas quilométricas para a emissão do cartão e a reivindicação natural de idosos e crianças para conseguir a carteira sem ônus ou com desconto no preço.

Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário: