quarta-feira, 18 de março de 2009

Ministério do Esporte apresenta medidas de segurança nos estádios ao Clube dos 13

17/03/2009 às 19:00h -


http://portal.esporte.gov.br/ascom/noticia_detalhe.jsp?idnoticia=5462

“O senhor me convenceu 98 por cento”. A frase de Fábio Koff dirigida a Alcino Reis Rocha, assessor da secretaria Executiva do Ministério do Esporte, foi a senha para o apoio do Clube dos 13 às medidas do Governo Federal para acabar com a violência nos estádios de futebol. Koff é o presidente da entidade que reúne os grandes clubes de futebol do país. Na tarde dessa terça-feira (17), durante assembléia extraordinária da entidade em Brasília, o projeto Torcido Legal – medidas para segurança e conforto dos torcedores foi apresentado aos dirigentes. “O Clube dos 13 está aqui para colaborar com o Governo Federal”, declarou Koff.

Ao convidar os demais diretores para discutir e debater o tema no Congresso Nacional, Koff explicou que o Clube dos 13 se sentia orgulhoso por sempre ter participado, de forma democrática, dos principais debates ocorridos nos País que visavam o aprimoramento do esporte. “Não existe espetáculo de futebol sem os clubes”, argumentou.

Para o assessor do Ministério do Esporte, o momento é de diálogo. A melhor forma para resolver qualquer problema, segundo Rocha, é com o debate, franco e aberto. “Esse é o espírito que norteia o presidente Lula desde o seu primeiro mandato”, disse, ao reforçar que " a busca, sempre, das melhores soluções para o futebol brasileiro é o que nos une”.

Torcida Legal
O projeto de lei que altera o Estatuto de Defesa do Torcedor (Lei 10.671/2003) estipula os considerados crimes esportivos, cria penalidades, define conceito de torcida organizada e as obrigações que cada uma delas terá que cumprir como efetuar o cadastro atualizado de todos associados e membros. Um decreto que regulamenta o artigo 23 do Estatuto do Torcedor unifica os laudos e estabelece um quarto laudo.

Os laudos de vistoria de engenharia (estabilidade estrutural) vêm se somar aos laudos de segurança, de proteção contra incêndios (bombeiros) e de condições sanitárias (vigilância sanitária). Os documentos serão expedidos pelas autoridades competentes técnicos deverão ser apresentados previamente ao Ministério Público dos Estados e do Distrito Federal, pela a entidade responsável pela organização da competição.

Outra medida, assegurada por meio de Termo de Cooperação entre os ministérios do Esporte e da Justiça, CBF, CNJ e CNPG, vai facilitar o controle de acesso e monitoramento de torcedores, de modo que aqueles que cometerem infrações sejam identificados e punidos. O Ministério do Esporte vai criar um sistema nacional de cadastro de torcedores, que vai exigir o uso de uma carteirinha na compra do ingresso e entrada. O sistema de controle do acesso e monitoramento por câmeras estarão implantados nos estádios brasileiros no inicio do Campeonato Brasileiro de 2010 e cadastramento dos torcedores começa em julho deste ano.

Violência crescente
De 2003 até hoje foram registradas 37 mortes decorrentes de situações envolvendo jogos. Uma média de uma morte a cada dois meses.

Defensor das medidas de segurança, o presidente em exercício do Flamengo, Delair Dumbrosck, disse que o cadastro de torcedores se faz necessário porque a violência que envolve os espetáculos de futebol vem crecendo significativamente. Ele acredita que o fato de o torcedor se cadastrar uma vez na vida, para adquirir o cartão do torcedor garantir o acesso aos estádios de futebol, não terá impecilho algum. “A sociedade sofre muito com a violência. A participação dos clubes de futebol é fundamental nesse processo de conscientização”, afirmou.

Além dos dirigentes do Clube dos 13, também estiveram presentes na reunião de trabalho os deputados federais José Rocha e Marcelo Guimarães, além de Claude Misson, embaixador da Bélgica no Brasil.


Soccer EX
Durante o evento, representantes belgas apresentaram um vídeodo Clube da Tecnologia Belga, no qual 62 empresas estarão até amanhã (18), no Brasil 21 Convention Centre, em Brasília, para apresentar o que o país tem de melhor em tecnologia e conhecimento. Trata-se da Soccer EX, uma feira internacional que mostrará o que tem de melhor na técnica de impressão de tíquetes, do acesso e controle em catracas, da construção de estádios de futebol, na produção de telões, entre outros. “Nossa intenção é que em 2018, a Bélgica e os Países Baixos possam organizar a Copa do Mundo. Queremos mostrar nosso potencial e pedimos o apoio do Brasil”, anunciou o embaixador.

Carla Belizária e Marlene Gomes
Foto: Francisco Medeiros
Ascom – Ministério do Esporte

Nenhum comentário: