domingo, 15 de março de 2009

Ordem nos estádios

OPINIÃO
EDITORIAL

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=622669

O Ministério do Esporte está desencadeando um esforço nacional para restabelecer a ordem nas praças esportivas. A providência, lançada ontem, faz parte do programa de segurança preparatório à Copa do Mundo de 2014. A partir de 2010, somente pessoas cadastradas num sistema nacional de torcedores serão admitidas nos estádios escalados para as partidas do Campeonato Brasileiro.

Esse sistema contará com a cooperação do Conselho Nacional de Justiça, dos Ministérios do Esporte e da Justiça, da CBF e do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais do Ministério Público da União e dos Estados. O Executivo enviará ao Congresso projeto de lei alterando o Estatuto do Torcedor com a tipificação dos crimes contra a prática desportiva.

A violência no futebol tem sido a causa do afastamento de torcedores dos estádios e do empobrecimento dessa modalidade esportiva, tanto do ponto de vista de suas platéias, como de receitas para seu custeio. As provocações e os confrontos das torcidas têm sido argüídos como causas dos embates violentos entre grupos organizados. Os prejuízos causados pelo torcedor depõem contra a imagem do País por seus títulos mundiais acumulados.

As medidas consubstanciadas no Estatuto do Torcedor, lançadas quando das primeiras escaramuças, atenuaram em parte as desordens. Mas não foram suficientes para inibir a violência e assegurar, em cada jogo, o ambiente de tranqüilidade e de confraternização, essenciais ao convívio das torcidas e à sobrevivência dos clubes.

Como os lamentáveis episódios de tumultos prejudicam o Brasil - candidato a abrigar uma copa mundial -, a iniciativa do governo objetiva reeducar as torcidas e arrefecer o ambiente conturbado, visível em qualquer disputa de futebol envolvendo grandes clubes.

Previsto para vigorar nas séries A e B do Campeonato Brasileiro do próximo ano, o cadastramento da torcida, em junho, dará início à implantação do mecanismo de controle de tumulto.

O governo elegeu o sistema posto em prática no Estádio Beira-Rio, pertencente ao Clube Internacional, de Porto Alegre, como modelo a ser disseminado no País. O Ministério do Esporte financiará a confecção e distribuição da identidade eletrônica e também as catracas dos estádios. Para assistir a um jogo, o torcedor terá que passar cartão magnético na catraca eletrônica e pôr o dedo no sensor para confirmar sua impressão digital.

Essa regra valerá para qualquer pessoa que vá ao estádio. Haverá serviços exclusivos para expedir cartões para quem não portá-los. O Conselho Nacional de Justiça instalará juizados especiais criminais nos estádios para o enquadramento legal dos infratores. Pela alteração do Estatuto do Torcedor, cometerá crime quem portar explosivos ou barra de ferro durante os jogos, invadir o campo, interferir nos resultados e vender ingressos no câmbio negro.

O propósito de devolver a paz ao futebol dependerá, também, da receptividade dos torcedores às medidas coercitivas propostas.

Nenhum comentário: