domingo, 15 de março de 2009

Torcedor tratado como gado

por Fernando Fleury, colunista do ESPN.com.br

http://espnbrasil.terra.com.br/futebol/noticia/39156_TORCEDOR+TRATADO+COMO+GADO

Nesta semana que se passou, o governo federal lançou uma série de medidas visando melhorar à segurança dos estádios brasileiros, porém, o ponto que mais chamou a atenção de todos foi a questão do cadastro do torcedor e aí que a mão pesou e mais uma vez corremos o risco de ver as mediadas não levarem a nada.

Pegar todos os torcedores e jogar no mesmo baialo de gato é um erro grave. Ao ouvir isso pela primeira vez a imagem que veio a minha mente foi de um bando de gado sendo levado para ser marcado pelo seu proprietário.

Não sou contra o cadastro de torcedores das chamadas torcidas organizadas, porém dizer que eu, você e muitos de meus e seus amigos que freqüentam estádios há anos fazem parte do mesmo grupo que os vândalos destas pretensas torcidas é, no mínimo, constrangedor.

Se já temos RG e CPF, documentos obrigatórios para qualquer cidadão, e milhares de outros como CNH, Carteira de Trabalho e tantas outras, para que servirá, na prática, uma carteirinha de torcedor? Não bastaria cadastrar RG e CPF daqueles que compram os ingressos para uma partida de futebol e tentar assegurar que apenas ele poderá entrar no estádio e sentar no lugar que está marcado em seu ingresso?
Com este cadastramento fico me perguntando como farei para levar um amigo estrangeiro no jogo? E se minha avó de 84 anos quiser ir a uma partida, o que farei? E como levar pela primeira vez uma pessoa ao estádio? Como eu tenho o habito de freqüentar estádios uma serie de amigos me pedem para levar seus filhos e esposas pela primeira, e em muitos casos, única vez ao estádio. Como faremos com esses?

O cadastramento do torcedor irá apenas ajudar a tirar dos estádios os verdadeiros torcedores. Não tenho dúvida de que a massa dos ensandecidos e inconseqüentes, que gritam seus cantos de guerra a plenos pulmões, serão os primeiros a se cadastrarem, mas não vejo o verdadeiro torcedor, aquele que vai coma família se propondo a fazer tal cadastro. Não levarei mais minha esposa ao estádio e talvez não tenha o prazer de levar minha filha que está para nascer. Assim como eu diversos amigos e fãs do esporte já me adiantaram que farão o mesmo, ou melhor, que não farão nada...

E uma pergunta que ainda não foi respondida: quem vai pagar a conta desta “maravilhosa” carteirinha e todo seu sistema eletrônico para conferencia de que você, amigo, não está entrando com a credencial de outro? Não tenho dúvida de que alguém vai ganhar muito dinheiro com isso e posso garantir que não sou eu e nem você.

Torço para que o juízo volte aos nossos governantes e que, ao invés de tratar o torcedor como gado e marcá-lo com este credenciamento imbecilóide, eles punam os vândalos que praticam algazarras e destroem nossos estádios e em alguns casos as vidas de pessoas do bem.

Nenhum comentário: