quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Rotulados

Folha de São Paulo, sábado, 31 de julho de 2010

Ministério da Justiça cria lista de estereótipos de torcedores em manual para aprimorar segurança

LUCAS FERRAZ
FILIPE COUTINHO
DE BRASÍLIA

Leigos, fanáticos, leais, especialistas e brincalhões. Furiosos, mártires ou excêntricos. Para o governo federal, torcedores podem ser tudo, menos normais e tranquilos.
O poder público bolou uma lista de estereótipos sobre quem frequenta os estádios para que as polícias entendam melhor o que se passa na cabeça dos torcedores.
Se você se considera leal ao time, esse sentimento, no texto, é traduzido como "parcialidade total e obsessiva". O time, no caso, "nunca atua mal, tem só dificuldades".
Os "fanáticos" são perigosos e carecem de atenção. "São a garantia de lucro nas vendas de ingressos e produtos licenciados", afirma o governo, antes de cravar: muitas vezes "são jovens e viciados em drogas, revoltados por natureza e sedentos por confusão. Podem ser diminuídos, mas não extintos".
A Folha teve acesso à versão "não revisada" do manual, feito pelo Ministério da Justiça para preparar as polícias para a Copa-14. Aliado ao Estatuto do Torcedor, tem como objetivo banir atos de vandalismo e garantir "uma cultura de paz" nos estádios. Para isso, dividiu os torcedores em oito categorias.
Se você é daqueles que sempre acham que o seu time vai perder, o governo o enquadra como um "mártir": nunca grita, "mas geme baixo para si próprio e abana a cabeça tristemente a qualquer movimento".
Todo brasileiro é técnico de futebol, reza o jargão, mas na cartilha esse é o "especialista", que "sabe mais do time que o próprio treinador".
Os "excêntricos" são indecifráveis: "vivem num mundo próprio, mas parecem necessitar da companhia da massa". Já o torcedor "brincalhão" tem "observações quase sempre grosseiras".
Se você é daqueles que "xinga o próprio time, a mãe do juiz ou os adversários", é classificado como "furioso".
Já o "leigo" é o torcedor que vai pouco ao estádio, pacato. Mas cuidado: "trazem problemas de pequeno vulto em grande quantidade, pois, pela irregularidade de comparecimento, desconhecem lei e costumes" de um jogo.

Nenhum comentário: