sábado, 7 de agosto de 2010

Nova lei afasta três dos estádios

Com base no novo Estatuto do Torcedor, torcedores são condenados e ficarão longe dos jogos

Folha de São Paulo, terça-feira, 03 de agosto de 2010

SÉRGIO RANGEL, DO RIO

THIAGO BRAGA, COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dois cambistas foram denunciados e podem ser condenados a até dois anos de prisão, e um torcedor do Flamengo foi banido dos estádios pelo período de um ano.
Esse foi o saldo do primeiro clássico carioca (Flamengo 0 x 0 Vasco) depois da nova redação do Estatuto do Torcedor, que vigora desde a quarta-feira passada.
Em São Paulo, no primeiro confronto entre grandes rivais na cidade, três pessoas (dois torcedores palmeirenses e um cambista) foram autuadas com base na nova lei.
Foi em Palmeiras 1 x 1 Corinthians, no Pacaembu, também jogado anteontem.
Julgados, os torcedores ficarão afastados dos jogos do time até novembro, e o cambista foi condenado a prestar serviços à comunidade.
As mudanças na lei, diz o governo, servem para preparar o Brasil com antecedência para a Copa-2014 e avançam em medidas punitivas.
Integrante da Torcida Jovem do Flamengo, Diego Jorge Santos Gomes, 21, foi preso por soltar um rojão próximo à estação da Leopoldina, antes do jogo no Maracanã.
O local fica a menos de cinco quilômetros de distância do estádio, área que é coberta pelo novo estatuto. Ele estava acompanhado por cerca de cem membros da torcida.
No início da madrugada de ontem, foi julgado no Jecrim (Juizado Especial Criminal) e concordou com a pena de um ano longe dos estádios. Em dias de jogos do Flamengo, terá de se apresentar duas horas antes em uma delegacia perto de sua casa.
A lei proíbe torcedores de ""portar ou usar fogos de artifício ou quaisquer outros engenhos pirotécnicos ou produtores de efeitos análogos".
Dois cambistas foram denunciados no artigo do estatuto que prevê até dois anos de prisão. Cristiano dos Santos Pereira e Robson Soares de Paiva ganharam liberdade provisória e poderão ir a julgamento no Tribunal de Justiça do Rio. Um deles estava com dez ingressos. O outro, com cerca de 20 bilhetes.
A maioria dos casos registrados na delegacia que fica dentro do Maracanã foi com flanelinhas. Vinte e três foram detidos, mas o caso não é contemplado pelo estatuto.
Em Palmeiras 1 x 1 Corinthians, o Jecrim do Pacaembu teve três casos relacionados ao Estatuto do Torcedor.
Um palmeirense foi autuado por incitação a tumulto após ofender corintianos. O outro foi preso por tentar entrar no estádio com um rojão.
Eles foram julgados e proibidos de ver no estádio os jogos do Palmeiras até o dia 7 de novembro deste ano.
Além disso, terão de prestar serviços comunitários a uma instituição a ser escolhida. Chegarão à entidade duas horas antes do jogo e só poderão sair uma hora depois de terminada a partida.
O cambista, que teve de devolver o dinheiro do ingresso à vítima, prestará 84 horas de serviços à comunidade no período de 90 dias.
No RS, quatro torcedores do Inter brigaram entre si e terão de pagar R$ 100 cada um em cestas básicas para entidades assistenciais.
Ainda no Gre-Nal, um gremista disparou um rojão contra a torcida colorada. O suposto autor do fato não aceitou a proposta oferecida pela Promotoria para que ficasse três meses sem poder assistir aos jogos do Grêmio, e o processo ainda será julgado.
Em Minas Gerais, no clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro, em Sete Lagoas (o Mineirão passa por reforma), não houve encaminhamentos ao Jecrim, informou a PM.

Nenhum comentário: