sábado, 2 de outubro de 2010

Contra a elitização

FUTEBOL

http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/frontdorio/post.asp?cod_post=328748&ch=n

Marcos Alvito, grande pesquisador e eventual companheiro de peladas, é o autor deste texto. Vale a pena pensar no que ele escreve:

Em defesa de uma arte popular

O bom e velho João Saldanha já chamava o futebol de arte e cultura popular. Todos conhecem e têm experimentado na carne aquilo que os ingleses chamaram de "colonização do futebol pelo capital". A face mais perversa, todavia, ainda está em andamento: a transformação dos estádios de futebol em uma espécie de futebolplex, onde deixam de existir torcedores e passam a existir apenas consumidores. O Flamengo cobrou R$50 por uma arquibancada no jogo contra o Palmeiras. Agora, quando sofrer um gol, ao invés de "Silêncio na Favela", é mais apropriado os adversários gritarem "Silêncio na Vieira Souto".

O Maracanã vai ser reformado pela milésima vez com o nosso dinheiro. Para quê? Diminuir (ainda mais) a sua capacidade, descaracterizando um bem tombado pelo patrimônio cultural e transformando o templo do futebol em um campinho de soçaite. Há jogos começando às 22h no Engenhão, sem nenhum esquema especial de transporte. Futebol virou sobremesa de novela.

A Copa vem aí e os empreiteiros já estão fazendo a festa. O candidato a deputado mais votado no Rio (Romário) faz propaganda com a camisa da seleção. Os velhos dirigentes perpetuam-se nos clubes e federações. Até aí, não disse nada de novo. Mas e nós, torcedores, o que nós vamos fazer além de comprar pay-per-view? Temos que criar uma associação de defesa dos direitos do torcedor (o nome pode ser outro). Utópico? O pessoal do Funk criou a APAFUNK e sem nenhuma verba, não só reverteram a lei que proibia os bailes funk mas conseguiram aprovar outra lei que reconhece o funk como patrimônio cultural.

Temos que exigir respeito, mas não haverá conquistas sem organização e luta. Nesse jogo não adianta só ficar torcendo. Quem vai nessa?

um abraço de torcedor,

Marcos Alvito

P.S: Minha proposta concreta é criar a associação de defesa dos direitos do torcedor. Para isso, gostaria convocar uma reunião em um lugar e horário bem simbólicos: no Bar Dezoito, em frente ao Portão 18 do Maracanã, no outro domingo, 10 de outubro, às 17h.
http://respeitemofutebol.wordpress.com/

Nenhum comentário: