sábado, 2 de outubro de 2010

FGV detalha problemas em estádios e ajudará Governo a cadastrar torcedores

UOL, 03/09/2010 - 07h00

Gustavo Franceschini
Em São Paulo


A Fundação Getúlio Vargas (FGV) está preparando um estudo no qual detalha os problemas dos estádios brasileiros para o Ministério do Esporte. A análise, quando concluída, será usada para a instalação do sistema de cadastramento de torcedores, previsto no novo texto do Estatuto do Torcedor.

O estudo custará, segundo o blogueiro do UOL José Cruz, R$ 4 milhões. A universidade está visitando estádios das Séries A e B para avaliar as condições dos locais. O Ministério do Esporte terá de instalar uma estrutura adequada para o reconhecimento biométrico do público e precisará adaptar os estádios para as novidades.

O sistema prevê que o cadastramento siga as bases do Registro de Identificação Civil (RIC), documento que futuramente substituirá o Registro Geral (RG). Dessa forma, o torcedor pode ser identificado na porta do estádio pela sua impressão digital, banindo possíveis condenados por meio de consulta à ficha online.

A FGV estuda, inclusive, a implantação do sistema biométrico facial, que é usado em cassinos, por exemplos. Com ele, o torcedor poderá ser reconhecido por câmeras especiais que captam, na porta do estádio, a fisionomia dos fãs.

Esse processo já havia sido apresentado ao Ministério do Esporte por empresas particulares e chegou à FGV na semana passada. Durante uma simulação de combate ao terrorismo feita pela Polícia Militar no Pacaembu, a israelense E-Sight mostrou o equipamento à imprensa e a dois engenheiros da universidade que estavam presentes.

“O problema desse sistema é que temos de testar se ele é rápido o suficiente. Teremos uma multidão nas catracas, e temos de ver se é possível fazer o reconhecimento rapidamente”, disse Alcino Reis Rocha, assessor especial de futebol do Ministério do Esporte.

Nenhum comentário: