segunda-feira, 30 de abril de 2007

Adolescente é baleado durante confusão de torcidas

http://gazetaonline.globo.com/noticias/minutoaminuto/nacional/nacional_materia.php?cd_matia=300396&cd_site=843

30/04/2007 07:55:10 -
Os ânimos dos torcedores do Botafogo e Flamengo estavam exaltados antes da disputa no Maracanã. Com o policiamento reforçado no entorno do estádio, grupos de torcidas organizadas foram escoltados de perto pelos policiais. A Polícia Militar também precisou conter os baderneiros das duas torcidas a caminho do jogo. Pelo menos dois ônibus foram parados por PMs pouco antes do jogo. Durante uma confusão, um menor de 16 anos foi ferido de raspão na barriga, na altura de Ramos, no subúrbio da Leopoldina, e levado para o Hospital Geral de Bonsucesso. Seu estado não é grave.
Segundo informações da Polícia Militar, uma patrulha do 22º BPM (Maré) foi deslocada para atender um chamado na Avenida Brasil, em Ramos, onde aconteceu uma briga generalizada entre torcedores. No local, foram informados que Ricardo Henrique de Jesus, 16 anos, teria sido baleado durante uma briga de torcida e socorrido por amigos. Aos policiais do Hospital Geral de Bonsucesso, no entanto, o jovem alegou que foi vítima de uma tentativa de assalto.
No momento do conflito, na Avenida Brasil, entre as passarelas 14 e 15, a pista de descida, sentido Centro do Rio, ficou parcialmente interditada. Muitos motoristas, assustados, desviaram por vias alternativas por dentro dos bairros da Leopoldina. Vários torcedores do Botafogo, que estavam com barras de ferro e paus, foram retirados do ônibus da linha 498 (Penha – Cosme Velho). Eles alegaram que tinham sido atacados por mais de 100 torcedores do Flamengo que invadiram a pista, na altura da Penha, e ameaçado apedrejar o ônibus. Um passageiro se feriu de leve no pé. Os baderneiros foram conduzidos para a 17ª DP (São Cristóvão) e, depois, liberados.
Em um ônibus da linha 624, que saía de Cascadura em direção ao Centro, vários integrantes de uma torcida organizada do Botafogo, que estariam armados com pedras e paus, ameaçaram descer do coletivo e invadir um outro ônibus com torcedores do Flamengo, na altura de Jacaré. O motorista conseguiu pegar um outro caminho e evitar o confronto. Alguns torcedores, agitados e discutindo com rivais de outro time, foram contidos na entrada do Maracanã pelos policiais. Mas não houve nenhum incidente mais grave.
Para muitos torcedores, o clima era de festa, mesmo antes da partida. O economista Carlos Barbosa Firmino, 42 anos, estava acompanhado da mulher, Soraya, 38, e dos dois filhos, Rafaela, quatro, e Rafael, seis, todos vestidos com a camisa do Flamengo. “Lá em casa, todos são saudáveis”, brincou.
Já o botafoguense Roberto Dias, 45, que levou a filha Carolina, de dez anos, ao jogo, torcedora do mesmo time, a vitória era certa. “Já combinamos um jantar e vamos comemorar em casa, daqui a pouco”, garantiu.
Nos arredores do Maracanã, o movimento de ambulantes também era grande. Barraquinhas de churrasquinho, salsichão, cervejas e refrigerantes cercavam o estádio. Para o barraqueiro Manoel Carlos Ferreira, 62 anos, o jogo poderia dar empate. “Um jogo desses sempre ajuda no faturamento da gente. Quanto mais, melhor”, comemorou.

Nenhum comentário: