sexta-feira, 20 de abril de 2007

Cadeiras numeradas e torcedores sentados

20.03.07 – O Globo - Coluna de RM Prado defendendo cadeiras numeradas e torcedores sentados
RENATO MAURÍCIO PRADO

Pão bolorento

"Por fora, bela viola, por dentro, pão bolorento". O velho ditado, que minha mãe repetia,quando algum membro da família se decepcionava com alguém ou alguma coisa, segue atual, como nunca, para retratrar o que acontece com o Maracanã. Uma vez mais (quantas, meu Deus ?) foram
gastos milhões e milhões em obras. A aparência melhorou, mas o funcionamento... Continua o mesmo !
Inúmeros leitores escrevem, queixando-se dos mais variados problemas: trânsito infernal, na chegada e na saída, catracas insuficientes e 'currais' onde a multidão se espreme e apanha da polícia; imundície nos anéis internos (onde qualquer um faz xixi fora dos banheiros, mal
projetados, sem ser importunado pelos policiais) e ainda a quase obrigatoriedade de se assistir ao jogo em pé, nas arquibancadas.
Inclusive nas cadeiras brancas, onde, teoricamente, sem as torcidas organizadas, as famílias poderiam ter um pouco mais de paz.
A triste ironia neste último aspecto é que os assentos foram colocados, sobre o cimento, por exigência da FIFA exatamente para que todos tivessem lugar garantido - e sentado.
Pois, sim ! Como não há mais preços diferentes para os diversos setores da arquibancada, ocorre sempre superlotação nos melhores pontos e até as passarelas (que deveriam ficar livres, para permitir a entrada e a saída dos torcedores) são tomadas. E ai de quem reclamar. Aliás,
reclamar pra quem ? No máximo, para a imprensa, como fazem muitos leitores:
'Embora eu e meu filho tivéssemos chegado cedo ao estádio, fomos obrigados a assistir a 80% do jogo em pé. E nem estávamos próximo de uma entrada. Do meu lado, havia um pai com uma menina de uns 9 anos. De vez em quando ele era obrigado a levantar a filha nos ombros, para que ela visse algo do jogo, o que causava uma imediata chuva de tudo que você possa imaginar em cima da gente. E eu e ele (o outro pai) rezando para que não começasse uma briga. Se estoura uma confusão, como sair dali com nossos filhos ?'
Relatos indignados sobre problemas como este (e também sobre todos os outros temas a quem [sic] me referi no início) se repetiram à exaustão, após a decisão da Taça Guanabara.
O que o novo Secretário de Esportes e Lazer e Presidente da Suderj, Eduardo Paes, fará a respeito. Não adianta imitar seu antecessor e enfiar a cabeça num buraco, como um avestruz, para não enxergar o óbvio...
+++++++++++
Em tempo: se na antiga geral (atuais cadeiras azuis, próximas ao gramado) a polícia consegue obrigar os torcedores a sentar, por que não age da mesma forma nas arquibancadas ?
+++++++++++
Em tempo 2, a missão: na verdade, só há uma saída definitiva. Lugares numerados e funcionários (ajudados por policiais) obrigando todos os torcedores a ocuparem os assentos determinados. Como em qualquer país civilizado.
No Maracanã, entretanto, nem mesmo quem é dono de uma cadeira perpétua ou cativa consegue ocupar o próprio assento."

Resposta da UTB:
Caro Renato Maurício Prado,
Referente a sua coluna de domingo sobre as cadeiras no Maracanã concordamos em princípio com você: deveria ter mais limpeza, mais sinalização, melhor atendimento e transporte público entre outras coisas.
Mas queremos chamar a atenção para um fato: O futebol vive da atmosfera do estádio que é produzida pelas torcidas organizadas, que tocam percussão, cantam e dançam. Esta manifestação cultural é impossível ser feita sentada. Eles tem de ficar em pé. A TV Globo e outras emissoras adoram mostrar imagens da atmosfera do estádio, do povo em pé dançando e aplaudindo. Ou seja, a obrigação de sentar tudo mundo, não pode ser a solução. Os estádios “All-Seater” são a morte do futebol. Por exemplo o futebol na Inglaterra é muito chato, não tem mais atmosfera. Tanto que os ingleses adoram ver um jogo no Maracanã por causa da atmosfera, que eles não têm mais. A arquibancada verde está hoje em dia cheia de turistas e eles ficam ao lado da torcida, porque é o melhor lugar. Não podemos destruir isso.
Ao nosso ver temos de considerar, que existem diferentes maneiras de torcer, alguns sentados outros de pé. E tudo mundo merece seu lugar no Maracanã. Deveriam existir então diferentes setores. Sugerimos, que a arquibancada verde se torne novamente uma área para ficar de pé e assumimos, que lá é o lugar das torcidas organizadas. Nos outros setores deve ser obrigatório se sentar, no esquema, como você descreveu.
Aliás respondendo a sua frase “Como em qualquer país civilizado”: Não sabemos, se podemos considerar a Alemanha um país civilizado, mas lá foi construido um sistema de assentos conversíveis: nos jogos nacionais se tira os assentos das arquibancadas e as torcidas ficam de pé e nos jogos internacionais por exigência da FIFA, como na Copa 06, se coloca os assentos. Existem três sistemas: tirar e remontar por completo (Nurembergue), assentos giratórios (Hamburgo) e assentos para abrir e fechar (Munique). Funciona muito bem, preserva a atmosfera e é simplesmente o campeonato de futebol com a maior média de público do mundo!

Nenhum comentário: