sexta-feira, 20 de abril de 2007

A violência e o futebol

Dos estudos clássicos aos dias de hoje. Mauricio Murad

O sociólogo carioca Mauricio Murad lançou dia 19.04.07 no SESC Flamengo seu mais novo livro “A Violência e o Futebol”, Editora FGV – R$ 28.
O evento foi prestigiado por uma fala de introdução de Juca Kfouri, que afirmou, não ter nenhum outro assunto, em que tenha mudado tão radicalmente de opinião. Em 1995, no episódio do Pacaembu, teve o impulso de acabar com tudo: não jogar mais futebol, proibir as torcidas organizadas e não abrir os estádios para toda a população.
Hoje em dia entendeu, que a violência é um tema muito mais complexo, que não deve nem acabar com o futebol, nem servir como pretexto para excluir alguém do espetáculo. Kfouri não acredita mais nas iniciativas das autoridades responsáveis e por isso cobrou iniciativa própria dos torcedores. O que o levou à estas opiniões foram pesquisadores como Murad e por isso recomenda a leitura do livro.
Murad explicou depois, que o livro é baseado na sua tese de doutorado, mas numa linguagem mais acessível. Ele procurou analisar o fenômeno da violência no futebol dos mais variados ângulos. A conclusão é, de que, a violência no futebol brasileiro ainda é pequena comparada com a violência na sociedade brasileira. Os motivos são muitos e não tem só sua origem no próprio futebol. Mas com certeza é possível minimizar esta violência, especialmente usando os investimentos disponíveis para os próximos megaeventos de esporte no Brasil como o Pan 07 e a Copa 14. Por isso ele sugere o tripé de medidas repressivas, preventivas e reeducativas em curto, médio e longo prazo. Murad chamou a atenção para o fato, que o Brasil está sendo observado atualmente por causa do Pan 07. Este evento servirá como vestibular para outros eventos e o que tem se produzido por enquanto é muito pouco. Existe uma torcida do contra, porque um fracasso do Brasil na organização do Pan 07 abriria a possibilidade para outros países de hospedar os futuros eventos esportivos. Neste sentido as autoridades tem uma imensa responsabilidade para contribuir para diminuir o problema da violência e insegurança nos estádios brasileiros. Soluções existem, mas há que se ter resposabilidade e vontade de realizá-las.
A UTB recomenda o livro.

Nenhum comentário: