terça-feira, 26 de junho de 2007

Congresso de Torcedores na Alemanha

Futebol é nossa vida – uma aproximação

Com o título “Futebol é nossa vida – uma aproximação”, foi realizado entre 23.06.07 e 24.06.07 o primeiro congresso de torcedores da Alemanha, organizado pela Associação Alemã de Futebol (DFB), em Leipzig. Mais de 400 representantes de várias torcidas organizadas, associações nacionais de torcedores (BAFF: http://www.aktive-fans.de/, Pro Fans: http://www.pro1530.de/), projetos social-pedagógicos para torcedores, ouvidores de clubes, Bundesliga (comparável com o Clube dos 13) e da DFB estiveram presentes. O presidente da DFB, Theo Zwanziger, abriu o congresso com uma palestra engajada: “Com respeito e diálogos construtivos queremos buscar a interlocução aberta entre DFB, Bundesliga e iniciativas dos torcedores. O congresso deve ter resultados concretos e duradouros.”
O foco do congresso foram cinco oficinas com os seguintes temas: Culturas de Torcedores, Áreas de Conflito, Atendimento aos Torcedores, Luta contra Discriminação e Jogos da Seleção. Acompanhem os resultados principais de cada oficina.

Culturas de Torcedores:
Esta oficina teve muitos assuntos para debater. O primeiro foi o horário dos jogos. Os torcedores preferem uma rodada com todos os jogos sábado às 15h30, porque viagens para partidas segunda-feira à noite são muito complicadas. Em seguida tiveram discussões sobre a comercialização do futebol, que destrói a cultura dos torcedores, cria clientes (ao invés de torcedores), destrói os espaços dos torcedores e a identidade dos clubes e seus torcedores. As exigências dos participantes eram por ingressos a preços mais acessíveis, proteção da identidade clubística, proteção das gerais e interlocução. O terceiro ponto foi o equipamento dos torcedores, que pediram a liberação da entrada não só de bandeiras, faixas e percussão, mas também de comida, máquinas fotográficas e remédios. A liberdade de opinião deve ser mantida no uso de faixas. O resultado da oficina foi uma carta de intenção para resolver os pontos acima citados, que deve ser assinada por representantes de DFB, Bundesliga e torcedores.

Áreas de Conflito:
Esta oficina era o ponto principal do congresso. Os temas debatidos foram o comportamento dos seguranças e da polícia, a criminalização dos torcedores e principalmente uma mudança das regras no banimento dos torcedores dos estádios. Foram exigidos um comportamento defensivo dos policiais, melhor qualificação dos seguranças, melhor interlocução, obrigação de identificação dos policiais e o respeito à presunção de inocência exigida pela constituição. Torcedores violentos estão sendo registrados na Alemanha. Este registro implica num banimento dos estádios por 3 a 5 anos. O procedimento tem vários problemas: existem equívocos no registro; o torcedor não tem direito a defesa; mesmo que provada a inocência, o torcedor permanece no registro; o tempo de 3 a 5 anos é longo demais e inflexível. Os torcedores exigiram uma mudança nestes pontos e a DFB já sinalizou, que vai atendê-los. Isso deve acontecer até janeiro de 2008.

Atendimento aos Torcedores:
Os torcedores exigiram um atendimento profissional com um projeto social-pedagógico para eles (os Fanprojekte: http://www.kos-fanprojekte.de/) e um ouvidor em cada clube de futebol. O projeto precisa de financiamento para realizar suas ações, terá respaldo em outras instituições e deve ajudar os torcedores em casos de banimentos.

Luta contra Discriminação:
De início os torcedores já deixaram claro que discriminação não implica apenas em racismo, xenofobia e anti-semitismo, mas também discriminação sexual, religiosa, social e contra pessoas com deficiências. Foram elaboradas várias exigências para os clubes, associações, partidos políticos e aos próprios torcedores, como: estatuto anti-discriminação nos clubes, projetos, formação dos seguranças etc.

Jogos da Seleção:
As questões centrais desta oficina foram os ingressos para os jogos da seleção e o procedimento em casos de proibições para torcedores de viajar. Torcedores, que viajam para todos os jogos, seja na Armênia, seja na Tailândia, devem ter preferência na compra de ingressos. Estes devem ter preços acessíveis. O segundo ponto da proibição de viajar é ligado ao registro acima mencionado e sua problemática e parecida.

Os torcedores avaliaram o congresso como positivo. O diálogo é algo extremamente louvável e foi importante para os torcedores poderem comunicar suas exigências. O principal progresso foi que a DFB aceitou repensar as regras do banimento dos estádios. Isso era a exigência central dos torcedores e ela foi atendida. Infelizmente todos os outros pontos não tiveram resultados concretos, além de cartas de intenção e a promessa da DFB de continuar o diálogo. Representantes da DFB declararam que o congresso foi um começo e ainda não foi possível de atender a todas as exigências. Isso é o trabalho do futuro.

O maior ponto de crítica foi que outras instituições, além da DFB, como a polícia, a Bundesliga ou partidos políticos, quase não se fizeram presentes e perderam a oportunidade de dialogar. A DFB, contudo, merece elogios, pois desde a posse do presidente Zwanziger aconteceram mudanças louváveis, principalmente no tocante à dedicação na luta contra a discriminação, a abertura dos arquivos da época do nazismo e o diálogo com os torcedores.

Maiores informações:

DFB: http://www.dfb.de/index.php?id=500016&tx_dfbnews_pi1%5bshowUid%5d=11500 (inglês),
BAFF: http://aktive-fans.de/01a9d793eb0015e01/035c5f995a0103f02/index.html (alemão),
KOS: http://www.kos-fanprojekte.de/ (alemão).

Nenhum comentário: