quinta-feira, 28 de junho de 2007

FTF anuncia medidas de segurança para partida final

Receio - Entidade colocará um observador do TJD e um da CBF para ficar atento a qualquer tipo de incidente que venha ocorrer durante a decisão

http://www.anoticia-to.com.br/noticias.php?IdNoticia=3919

27/06/2007 09:19:56, Reinaldo de Jesus Cistern

O clima hostil criado por alguns torcedores para o jogo da volta da final entre Araguaína e Palmas, no próximo domingo, no Estádio Gauchão, fez com que a Federação Tocantinense de Futebol (FTF), tomasse algumas medidas de segurança para evitar confronto fora ou dentro do campo.
Segundo o superintendente da FTF, José Wilson Soares, ele vai encaminhar um ofício para o comando da PM de Araguaína para colocar um maior efetivo de policiais para cuidar da segurança de todos aqueles que forem ao Estádio Gauchão. Além desta solicitação, também já enviou ofício para ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) pedindo a presença de um representante desta entidade para observar a partida e, caso constate algo fora do normal, fazer o relatório dos acontecimentos para serem encaminhados e julgados pelo TJD. O mesmo será feito com um observador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que também estará no Gauchão para acompanhar a partida.
“ É claro que isso que estamos fazendo é uma forma de coibir qualquer atitude que venha a prejudicar as equipes”, explicou ele, acrescentando ainda que o árbitro da partida, Adriano Carvalho se for ameaçado a qualquer momento do jogo é para paralisar o encontro e relatar os fatos que serão encaminhados para o TJD julgar. “Queremos que a final trascorra da melhor maneira possível e que o Araguaína e o Palmas entrem em campo somente com o pensamento de jogar bola. E da mesma forma aos dirigentes de ambas as equipes, que procurem não interferir no espetáculo”, avisou o superitendente. Soares revelou também que de acordo com o laudo da PM de Araguaína, o Estádio Gauchão poderá receber somente 5.080 torcedores (carga máxima colocada à disposição do clube pela FTF). Mas o presidente do Araguaína, Itamar Perin, disse que vai tentar junto à PM reverter o quadro e colocar oito mil pessoas sentadas no estádio.

Araguaína
Para o presidente do Araguaína, Itamar Perin, este clima que foi criado não existe para ele. Segundo o dirigente, a diretoria do Tourão do Norte, promete dar exemplo no domingo, coisa que segundo ele, isso não aconteceu em Palmas. “ Nossos torcedores ficaram praticamente do lado da torcida do Palmas. Mas aqui vai haver organização”, destacou ele, dizendo que já solicitou da PM local toda segurança para quem for ao Gauchão, e que está tentando junto à faculdade atrás do estádio liberar a entrada dos torcedores do Palmas para evitar que haja encontro das torcidas.” Vamos tratar os torcedores do Palmas e de quem for ao estádio com segurança”, prometeu o presidente.

Palmas
O presidente do Palmas, Fernando Rezende, disse que conversou com o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM), tenente coronel Roosevelt da Silva Sales, e que ele prometeu dar total segurança aos torcedores do Palmas que quiser ir torcer pelo time no domingo. “ Ele disse que nós teremos policiais escoltando a chegada do time e dos torcedores tanto antes como depois do jogo”. Segundo Rezende, cerca de 700 torcedores do Palmas estarão em Araguaína no domingo. “ O prefeito Raul Filho está tentando disponibilizar de dez a 12 ônibus para levar o pessoal, além de dar um lanche para quem for ao Gauchão”, revelou o presidente. (Colaborou Joselita Matos).

2º jogo da decisão - Araguaína x Palmas
150 policias Cerca de 150 homens da Polícia Militar devem fazer a segurança, tanto na área interna como externa do Estádio Gauchão, em Araguaína, durante a final do Campeonato Estadual, no próximo domingo. De acordo com o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM), tenente coronel Roosevelt da Silva Sales, os policias vão fazer a segurança das duas equipes e das duas torcidas, além de organizar o trânsito que dá acesso ao Estádio. “Qualquer ato de violência será reprimido como manda a lei, ou seja, o infrator será detido”, lembrou o comandante. Até mesmo, o torcedor que invadir o campo, durante o jogo, será preso, ressaltou Sales. Os policiais devem chegar ao estádio a partir das 13 horas.
Aceto
O presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Tocantins (Aceto), Gilmar Santos, disse que irá pessoalmente entregar ao tenente coronel Roosevelt, um ofício solicitando segurança para o pessoal da imprensa que for fazer a cobertura da final. “ “Queremos que nossos profissionais possam trabalhar normalmente sem nenhum problema no Gauchão”, destacou Santos.

Paz
O secretário Estadual do Esporte, Palmeri Bezerra, gravou ontem uma mensagem aos torcedores tanto do Araguaína como do Palmas, dizendo que o esporte promove a paz, solidariedade e a confraternização entre as pessoas. Em razão disso, ele pede aos torcedores que comparecer ao Gauchão, no domingo, que vão para aplaudir e torcer pelo seu clube de coração que transformem o estádio numa grande festa do futebol tocantinense. “ O torcedor que ama o esporte prima pela paz e a segurança. Por isso, desejo a todos um bom jogo”.

Site
Alguns torcedores mais exaltados vêm entrando num site de Araguaína e intimidando as pessoas de Palmas que forem ao Estádio Gauchão no domingo. Em contra partida, torcedores da Capital estão respondendo à mesma medida. Isto é ruim para o futebol.

Nenhum comentário: