terça-feira, 19 de junho de 2007

Mais da metade dos clubes da Série A têm Diretas

http://www.ecbahia.com.br/imprensa/plantao.asp?nid=14017

18/06/2007 - 12h16, Nelson Barros Neto

Salvador -
Confira a quantidade de sócios de cada equipe na elite e em quais delas se pode votar para presidente, segundo informações dos próprios clubes:

América-RN - Tem cerca de 9.500 sócios, entre os formatos torcedor e proprietário (8 mil) Só o proprietário vota, mas para o Conselho. O torcedor ganha ingresso dos jogos.
Atlético-MG - Por volta de 9 mil, no quesito patrimonial. Há também o torcedor e o colaborador, que paga na conta de luz Todos terão direito de eleger o presidente do Galo, após a conclusão da reforma estatutária que está em curso.
Atlético-PR - Tem aproximadamente 3.600 fiéis no projeto sócio-torcedor – 95% deles em dia É assegurada a todos a chance de participar do pleito atleticano, além de entrada gratuita à Arena.
Botafogo - O tamanho do quadro social do clube não foi revelado. Na eleição do final de 2005, votaram 957 Apenas o sócio proprietário pode eleger o presidente. O torcedor entra em todos os jogos no Rio.
Corinthians - Também se calou. Na eleição de janeiro deste ano, para o Conselho, 2.205 sócios participaram Assim como no Bahia, o manda-chuva do Timão é escolhido por um pequeno grupo de conselheiros.
Cruzeiro - São quase 10 mil sócios, entre patrimoniais e do programa “fidelidade” celeste Houve eleição direta no último pleito, em 2005, mas o clube voltou atrás para só o Conselho votar.
Figueirense - 13 mil cadastrados, sendo 10 mil em dia, com direito de assistir a todos os jogos do clube dentro de casa Mas eles não podem votar para eleger o presidente da equipe, tarefa exclusiva dos conselheiros.
Flamengo - Não informou seu quadro social. Do pleito do ano passado, apenas 1.688 participaram Todos os sócios podem votar. O proprietário, após dois anos de associação. Os demais, passados três.
Fluminense - Mistério também no Flu. Na última eleição, ocorrida em novembro de 2004, foram 1.824 votos Só o sócio-proprietário pode participar. O torcedor tem 50% de desconto nos ingresso dos jogos em casa.
Goiás - Acaba de lançar uma nova campanha de sócios. A direção espera angariar 15 mil até o final de 2008 Pelo programa, o associado ganha o ingresso das partidas no Serra Dourada, mas não tem direito a voto.
Grêmio - 43 mil em dia. São tantos, que o clube chegou a fechar as inscrições um tempo Todos têm direito a eleger o presidente gremista, além de assistir aos jogos.
Internacional - Nada menos que 53 mil, sendo 48 mil em dia. Quantidade suficiente para quase lotar o Beira-Rio Democracia também no Colorado, em que se pode votar após dois anos de associado, além de ir aos jogos.
Juventude - 6 mil em dia, número que sobe para 11 mil levando-se em conta os dependentes do quadro do Ju Apenas o sócio do formato proprietário tem direito a voto. O torcedor ganha ingresso das partidas.
Náutico - Cerca de 6 mil estão em dia, incluindo todas as modalidades de associação Os sócios patrimoniais podem eleger o presidente timbu. O torcedor tem acesso liberado aos Aflitos.
Palmeiras - Nada informou. Em janeiro, 189 conselheiros reelegerem o atual presidente do clube Os sócios, portanto, se limitam a curtir a sede alviverde. Mas lá a lista do Conselho ao menos está disponível em seu site oficial
Paraná - 30 mil sócios possui o tricolor paranaense, somando os dependentes dos sete mil titulares em dia na Vila Capanema Todos têm direito a voto no clube, que já terá a sua terceira eleição direta consecutiva.
Santos - Cerca de 21 mil sócios, entre contribuintes e torcedores. Destes, 75% atualmente estão em dia na Vila Os contribuintes com mais de três anos de associação votam. Os torcedores pagam só a metade do ingresso.
São Paulo - Possui 24.135 associados, sendo 15.174 em dia, entre patrimoniais e torcedores Nenhum deles tem direito a voto (algo exclusivo para o Conselho), mas a alguns benefícios.
Sport - 40 mil no total, porém cerca de 30 mil se encontram inadimplentes na Ilha do Retiro O sócio-contribuinte pode eleger o presidente do clube tendo mais de um ano de associação.
Vasco - A diretoria vascaína se calou sobre o assunto. Da última eleição, em novembro, 3.257 sócios participaram Mas o voto não é direto. Os associados escolhem a chapa que indica a maior parte do Conselho.

Matéria publicada originalmente, por esse mesmo autor, na edição desta segunda-feira 18/06/2007 do suplemento A Tarde Esporte Clube

Portanto, em 11 clubes alguma modalidade de sócio pode votar para presidente (Atlético-PR, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Juventude, Náutico, Paraná, Santos e Sport), em oito isso não acontece (América-RN, Corinthians, Cruzeiro, Figueirense, Goiás, Palmeiras, São Paulo e Vasco) e em um, o Atlético-MG, está mudando para acontecer.

Nenhum comentário: