quarta-feira, 20 de junho de 2007

Torcedores do Boca serão controlados desde a fronteira

Medida serve para evitar confrontos entre torcedores argentinos e gremistas

http://www.estadao.com.br/esportes/futebol/noticias/2007/jun/19/282.htm

19 de junho de 2007 - 17:50, Elder Ogliari

PORTO ALEGRE - A Brigada Militar (a polícia militar do Rio Grande do Sul) e a Polícia Rodoviária Federal prepararam uma megaoperação para evitar conflitos entre os torcedores do Boca Juniors e do Grêmio antes, durante e depois da decisão da Copa Libertadores da América, nesta quarta-feira, em Porto Alegre. O clima é tenso porque algumas excursões de gremistas foram apedrejadas e até assaltadas em Buenos Aires, na semana passada, e não falta quem proponha o revide, inclusive na comunidade de relacionamentos orkut da internet.
Ao todo, cerca de mil policiais participarão da operação. O Grêmio entregou 2,7 mil ingressos ao Boca Juniors, mas a expectativa é de que 5 mil aficionados do clube argentino viagem à capital gaúcha em 30 ônibus locados, cinco vôos fretados e em ônibus de linha e vôos comerciais para tentar entrar no estádio.
Os torcedores que chegarem pela fronteira, em Uruguaiana, serão revistados na aduana e aconselhados a seguir em comboio. A Polícia Rodoviária será avisada para monitorar de seus postos todos os trechos da viagem dos cerca de 30 ônibus de argentinos esperados para a decisão. Em Charqueadas, a 53 quilômetros de Porto Alegre, as excursões serão retidas. De lá serão escoltados pela Brigada Militar até o Estádio Olímpico, mas divididos em grupos de dez ônibus a cada viagem.
Os torcedores que não tiverem ingressos devem ficar retidos e esperar pela volta de seus companheiros depois do jogo. Quem insistir não terá seu direito de ir e vir cerceado, mas terá de se deslocar sem a escolta e avisado de que não entrará no estádio. Dos mil policiais destacadas para a operação, 400 serão transferidos do serviço administrativo para a vigilância das ruas de Porto Alegre.

Nenhum comentário: