segunda-feira, 30 de julho de 2007

CO-RIO FAZ AVALIAÇÃO SOBRE A REALIZAÇÃO DO RIO 2007

Rio de Janeiro, 30 de julho de 2007.

CO-RIO FAZ AVALIAÇÃO SOBRE A REALIZAÇÃO DO RIO 2007

Rio 2007 comprova a capacidade do país de realizar grandes eventos internacionais

O Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, o Secretário-Geral do CO-RIO, Carlos Roberto Osório, e o Diretor de Marketing do CO-RIO e do COB, Leonardo Gryner, apresentaram, nesta segunda-feira, dia 30, um balanço geral sobre a realização dos Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro.

Na avaliação do CO-RIO, o RIO 2007 comprovou a capacidade da cidade de sediar grandes eventos internacionais e elevou o nível dos Jogos Pan-americanos. “A organização do Rio 2007 deu confiança ao Comitê Olímpico Internacional de que podemos organizar grandes eventos internacionais, como os Jogos Olímpicos”, afirmou Nuzman.

Entre os pontos altos da realização dos Jogos foram destacados a Segurança e o Transporte, além dos vários legados deixados para o esporte, para a cidade e para o país. “Os Jogos quebraram vários paradigmas. Conseguimos reunir uma forte cooperação de trabalho voluntário, a operação dos transportes na cidade fluiu perfeitamente, o programa de licenciamento foi um sucesso e tivemos um exemplo da integração dos três níveis de Governo. Este projeto transformou o esporte brasileiro”, avaliou Nuzman.

O Presidente do CO-RIO destacou ainda que, com a realização dos Jogos, as famílias voltaram aos estádios. “A contribuição do público foi fundamental para o sucesso dos Jogos. Foram mais de um milhão de ingressos vendidos. Houve vendas em todas as sessões, de todas as modalidades”, detalhou.

O Secretário-Geral do CO-RIO, Carlos Roberto Osório, destacou a avaliação dos atletas sobre o alto nível da competição esportiva. “Os atletas e as equipes técnicas elogiaram o padrão olímpico da competição esportiva e atestaram a qualidade das instalações, o que comprova que alcançamos com excelência nossa meta principal, a evolução do esporte nas Américas. Nesta edição, 123 recordes pan-americanos foram quebrados”, ressaltou Osório.

Outro aspecto relevante na organização do Rio 2007 é a mudança no comportamento em relação ao consumo do esporte. “Fica para o esporte um legado econômico. O programa de marketing dos Jogos alcançou resultados acima do esperado, com o programa de patrocínio, a venda de ingressos, as concessões e o programa de licenciamento, que superou as expectativas com mais de 700 produtos de 42 empresas”, afirmou o Diretor de Marketing.

CONTEÚDO DA APRESENTAÇÃO SOBRE O BALANÇO DA ORGANIZAÇÃO DOS XV JOGOS PAN-AMERICANOS RIO 2007

Rio 2007 estabeleceu uma nova dimensão para os Jogos Pan-americanos e para o esporte brasileiro.

• Nível olímpico das instalações e da estrutura/serviços para atletas e participantes• Ampla adesão da população aos Jogos

• Perfeita sintonia da cidade com os Jogos

• Visibilidade mundial - transmissão de TV e cobertura de imprensa além das AméricasESPORTEElogios dos atletas, comissões técnicas, chefes de missão e Federações Internacionais– Vila Pan-americana– Alimentação– Transporte Oficial– Regulamentos– Área de Competição (FOP)– Equipamentos Esportivos– Controle de doping– TecnologiaElevada qualidade técnica das competições

• 123 recordes pan-americanos batidos

• Competições transcorrem em alto nível com todos os resultados homologados Federações Internacionais, Confederações Pan-americanas e Odepa

• 10 modalidades classificaram diretamente para Pequim 2008

• 3 modalidades utilizam os resultados do RIO 2007 em seus sistemas de classificação para Pequim 2008O esporte brasileiro demonstrou ao mundo a sua capacidade de organizar eventos internacionais de grande porte

VILA PAN-AMERICANA

• Ampla aprovação e elogios dos atletas e delegações

• “Minicidade”:• 7.500 moradores• Mais de 9 mil visitantes

• 2.500 pessoas trabalhando

• Lavanderia – 48 mil sacos de roupas lavadas

• Policlínica – mais de 3 mil atendimentos – apenas oito encaminhados ao hospital

• Academia de ginástica c/ equipamentos de ponta

• Alfaiataria para ajuste de uniformes

• Jornal diário da Vila – 8 mil exemplares/dia

• Programação cultural – seis filmes e nove shows

• Ampla aprovação e elogios dos atletas e delegações

• Restaurante:

• 305 mil refeições servidas

• Dois milhões de pães• 41 toneladas de frutas• 450 mil ovos• 19 toneladas de arroz• 9,5 toneladas de feijão• 46 toneladas de carnes variadas• 27 toneladas de massas• 4 toneladas leite condensado

AMPLA PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO NOS JOGOS

• Grande adesão popular às competições de rua

• Rio 2007 contribuiu para formar novo público p/esporte

• Esporte como “Programa de família” - Várias gerações reunidas nas arenas e estádios

• Aprovação, pelo público, do conceito de “produção do esporte” – telões, música, animadores etc.

• 1.024.741 de ingressos vendidos, com R$ 17 milhões de receita líquida–

Público total: mais de 1,3 milhão de espectadores (304.680 ingressos sociais)– Ingressos vendidos para todas as sessões de todas as modalidades

– Nenhum incidente nas áreas de público

– Cumprimento das normas de segurança

– áreas de escape livres

– Operação de serviço ao espectador, com 3.438 orientadores com megafones, e eficiente controle e checagem de acessos

– Operação de 26 bilheterias em 11 locais de competição e 1 na Vila

– Implantação de dois SACs adicionais em locais de grande afluxo de público

– Maracanãzinho e Arena Multiuso

– Total atendimentos nos SACs: 5.985 pessoas atendidas, sendo 56% para cancelamento c/ reembolso. Foram 3.395 ingressos devolvidos, o que representa 3% do total de ingressos vendidos (DADOS ATÉ O DIA 24/7).

– Total atendimento Fale Conosco: 104 mil contatos, sendo 75% para pedidos de informações.

– Ouvidoria em todos os locais de competição

• Grande procura pelos produtos licenciados– 42 contratos de licenciamento e 12 contratos de licenciamento promocional– 700 itens licenciados – 65 pontos de venda, sendo:

• 62 nos locais de competição• 1 Megastore em Copacabana• 2 lojas em shopping – Barrashopping e Nova América

• Itens mais vendidos: – Canecas– Bonecos do Cauê– Peças de vestuário

PROGRAMA DE VOLUNTÁRIOS BEM SUCEDIDO

• Voluntários = papel fundamental na operação dos Jogos

• 15 mil voluntários + 6 mil voluntários no elenco das cerimônias O Rio 2007 deixa como legado um novo patamar na cultura de voluntariado no país

PERFEITA SINTONIA DOS JOGOS COM A CIDADE

• População aderiu à proposta do uso do transporte público para os locais de competição• Trânsito fluiu bem – os Jogos não provocaram transtornos na cidade

• Novo modelo de circulação e estacionamento de veículos no entorno das instalações esportivas

• Projeto e estratégia de Segurança inéditos aplaudidos por todos, brasileiros e estrangeiros

• Funcionamento integrado com os mais de 50 órgãos públicos envolvidos com os Jogos

Os Jogos elevaram a auto-estima dos cariocas e dos brasileiros

NÚMEROS DA OPERAÇÃO

• Cerca de 70 mil pessoas credenciadas, sendo:– 5.634 atletas – 2.771oficiais– 1.472 dirigentes do COI, ODEPA, Comitês Organizadores de Jogos Olímpicos e Continentais, Federações Internacionais, Confederações Pan-americanas e Brasileiras– 1.648 juízes e árbitros– 15 mil voluntários – 1.348 de colaboradores (força de trabalho CO-RIO)– 19.356 terceirizados (fornecedores em geral)– 13.806 agentes públicos – 3.445 de força de trabalho de patrocinador – 1.394 jornalistas de Imprensa escrita– 4.116 profissionais de rádio e TV, incluindo a Emissora Anfitriã

• Frota de 941 veículos, que realizaram mais de 85 mil viagens desde 26/6 até hoje (30/7)– 333 ônibus / microônibus– 455 carros– 153 vans• MOC• 696 horas ininterruptas de funcionamento desde o dia 2 de julho até hoje (30/7), com 1.293 assuntos tratados • Tecnologia :• 29,9 milhões de page views no site Rio 2007• 5.555 relatórios de resultados gerados• 3.650 computadores, 838 impressoras e 175 servidores na operação

REPERCUSSÃO MUNDIAL INÉDITA NA HISTÓRIA DOS JOGOS PAN-AMERICANOS

• Presença de 1.394 profissionais de imprensa escrita e internet credenciados, de 234 veículos nacionais e 244 internacionais, superando o universo das Américas.

• Geração, pelo CO-RIO, de 850 horas de transmissão dos Jogos, em alta definição, para TVs de mais de 150 países de 4 continentes. Recorde em Jogos Pan-americanos, superando o compromisso do CO-RIO de gerar 700 horas

• Audiência acumulada superior a 1 bilhão de pessoas (no Brasil) A visibilidade mundial dos Jogos também é um legado para o Rio e para o Brasil

A SEGUIR ALGUNS DEPOIMENTOS DE INTEGRANTES DO COMITE EXECUTIVO DA ODEPA

Alphonso Bridgewater - Presidente do Comitê Olímpico de São Cristóvão e Neves - “As instalações são de primeira qualidade. Destaco as de Tiro Esportivo, Natação e o Estádio João Havelange. Como em todos os Jogos, existiram alguns problemas, mas o Comitê Organizador fez o melhor possível para solucioná-los da maneira mais rápida. Os voluntários foram maravilhosos e as acomodações, excelentes”.

Nicole Hoevertsz – Secretária-Geral do Comitê Olímpico de Aruba - “Tenho participado de muitos Jogos, como atleta, treinadora e agora, dirigente, e posso afirmar que estes foram os melhores Jogos Pan-americanos que presenciei. As instalações são de altíssima qualidade, oferecendo aos atletas o cenário ideal para que pudessem conseguir sua melhor atuação. O segredo foi um trabalho de equipe com muito profissionalismo, dedicação e paixão”.

Richard Peterkin- Presidente do Comitê Olímpico de Santa Lucia - “Os Jogos foram excelentes. As instalações são maravilhosas e vão ajudar no objetivo de receber os Jogos Olímpicos. As pessoas que trabalharam na organização eram amáveis e prestativas. Problemas sempre existem, mas o que importa é a disposição para solucioná-los”.

Veda Bruno Victor – Secretária-Geral do Comitê Olímpico de Granada – “As instalações são excelentes. Os Jogos estão bem organizados, os voluntários foram muito bons e prestativos. As cerimônias de entrega de medalhas foram muito bonitas e seguem realmente o protocolo.

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