domingo, 1 de julho de 2007

Engenhão: aprovado, mas com ressalvas

Engenhão: aprovado, mas com ressalvas: Publicada em 01/07/2007 às 00h04m
Luiz Filipe Barboza - O Globo Online:
http://oglobo.globo.com/esportes/pan2007/mat/2007/06/30/296591291.asp


Dia de um torcedor no Engenhão: Plantão Publicada em 30/06/2007 às 23h00m
Bernardo Pombo - O Globo Online:
http://oglobo.globo.com/esportes/pan2007/mat/2007/06/30/296591202.asp


Torcedor enfrenta dificuldades na inauguração do Engenhão
Confusão em estação de trem e falta de informação são as maiores reclamações:
30 de junho de 2007 - 19:36, Michel Castellar, do estadao.com.br, e Bruno Lousada, do Estadão:
http://www.estadao.com.br/esportes/futebol/noticias/2007/jun/30/132.htm


Engenhão: Galera reprova acesso por trem

O Dia On line, 30/6/2007 23:42:00, Alexandre Caroli e Madalena Romeo
http://averdadedopan2007.blogspot.com/2007/07/sada-do-engenho-em-frente-estao.html

Rio - O Estádio João Havelange passou no primeiro teste no clássico Botafogo x Fluminense, mas o acesso do público precisa melhorar muito para o Pan-Americano. Anunciado como a melhor maneira de se chegar ao Engenhão, o trem foi usado por grande parte dos torcedores, que tiveram problemas ao desembarcar na estação de Engenho de Dentro.“Foi tudo muito confuso. A saída era apertada para tanta gente”, reclamou o analista de sistemas Francisco Brito, 43 anos.
A passarela que liga a estação ao estádio não ficou pronta. A obra é de responsabilidade da Prefeitura. Como muitos passageiros não compraram bilhetes de volta com antecedência, formou-se grande fila nos guichês instalados na frente do acesso sul do estádio.
O policiamento ostensivo não evitou pequenas confusões e brigas entre torcidas. Na entrada norte, destinada aos tricolores, dois botafoguenses foram imobilizados com cassetetes pela Polícia, porque provocavam os adversários. Houve correria. Por volta das 15h, Daniel da Silva, 20 anos, levou um tiro no pé esquerdo, ao tentar roubar um taxista, que atirou com a arma do bandido e fugiu do local. Um pouco mais tarde, torcedores se enfrentaram na Av. Amaro Cavalcanti.
Muita gente não conseguiu entrar no estádio, por falta de ingresso. “Tentei comprar de um cambista, mas ele foi detido”, contou o estudante Júlio Henrique Silva, 20 anos, que estava com a namorada, Ana Carolina Silva, 23 anos, mas só tinha uma entrada.

O que funcionou
Repressão aos cambistas - Muita gente ficou de fora, porque não encontrou cambistas. Pelo menos duas pessoas foram detidas por venda de ingressos, que eram oferecidos por R$ 50 a R$ 80.
Ordem urbana - O público pôde circular livremente pelas ruas e calçadas ao redor do Engenhão. Barracas de ambulantes foram proibidas desde cedo.
Policiamento - Em todos os acessos e esquinas das ruas interditadas ao trânsito, havia policiais militares e guardas municipais.
Infra-estrutura - Os elevadores para os diversos andares funcionaram com perfeição. Assim como os acessos para as arquibancadas. Em geral, a limpeza dentro e fora do Engenhão foi nota 10. À exceção dos banheiros.

O que não funcionou
- A falta de informações sobre setores do estádio, que tem assentos numerados.
- Em alguns banheiros, faltou papel higiênico e havia várias poças de água.
- Os espaços entre as fileiras de cadeiras são estreitos, dificultando a passagem dos torcedores.
- As filas quilométricas nas lanchonetes. Era preciso ter paciência para chegar ao balcão.
- Em certos locais do estádio, as torcidas ficam misturadas, o que pode causar tumultos em jogos de maior tensão.
- Da arquibancada, a impressão que se tem é de uma sombra no meio do campo. A iluminação precisa melhorar, muito.
- O placar eletrônico do estádio é mínimo, estreito, e dificulta a leitura do que apresenta ao público.
- Saída de trem - Os passageiros precisaram se espremer para sair da estação de Engenho de Dentro. Como a passarela que liga a estação ao estádio ainda não está pronta, a saída ficou pequena para tanta gente. Obra de responsabilidade da Prefeitura do Rio.
Trânsito - O fechamento de ruas no entorno do estádio causou engarrafamento na Linha Amarela desde o início da tarde. A retenção na pista sentido Barra da Tijuca chegou a 1,5 quilômetro. Alguns torcedores saltara do carro e seguiram a pé até o estádio do Engenhão. Falta locais de estacionamento.

Nenhum comentário: