terça-feira, 3 de julho de 2007

Pontos positivos e negativos do Engenhão

Excelente matéria no Globo Esporte.com:

Estádio abre com muitos problemas no clássico carioca entre Botafogo e Fluminense

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/0,,MUL62677-4274,00.html

Thiago Lavinas Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio, 02/07/2007 - 18h14m

O Estádio João Havelange, construído para os Jogos Pan-americanos, abriu as portas com muitos problemas neste sábado com o clássico entre Botafogo e Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro. Pelo menos, a maioria das falhas é possível ser corrigidas com um pouco mais de organização. Veja abaixo a análise dos pontos positivos e negativos feita pelo GLOBOESPORTE.COM.

PONTOS POSITIVOS

- Voluntários: Foi o gol de placa da inauguração do estádio João Havelange. Mais de 1.000 pessoas vestindo uma camisa branca com a frase "Quer ajuda?" foram colocadas para orientar os torcedores que chegavam no Engenhão. Eram prestativos e simpáticos. Tinham até megafone. Não conseguiam responder 100% das perguntas, mas faziam o possível para resolver os problemas e tirar as dúvidas de quem precisava.- A principal dúvida das pessoas é para achar o lugar a entrada no estádio - explica Antonieta Muniz, uma das voluntárias.

Trânsito: Era o grande medo dos torcedores. Mas o acesso foi, dentro do possível, tranqüilo. O trânsito não ficou completamente parado e era possível chegar ao estádio com certa calma. Pequenos congestionamentos comuns nos grandes eventos, principalmente após a partida. Segurança: O policiamento estava caprichado. Era olhar para o lado para ver um policial. As pequenas brigas e confusões, principalmente por causa de torcedores bêbados, foi aceitável. No geral, a sensação era de segurança. O Jecrim registrou 18 ocorrências. Entre elas, furto de um celular.

Visão: Os torcedores tem uma ótima visão do campo de qualquer lugar do estádio João Havelange (tirando os lugares reservados aos deficientes). A iluminação do gramado também é muito boa para os jogos à noite.

Área de acesso: As entradas do Engenhão são grandes e facilitam o acesso dos torcedores. Bem melhor do que no Maracanã. Limpeza: Os funcionários da Prefeitura merecem nota 10. Um copo era jogado no chão e eles estavam logo lá para recolher.

Sinalização: As entradas do Engenhão estão bem sinalizadas. Placas que podem ser vistas de longe mostram a "zona" e os "setores" nas entradas, ajudando o torcedor a descobrir qual é a entrada certa.

Sinalização na saída: Os torcedores que saíam do estacionamento do estádio tinham placas da CET-Rio para orientá-los a chegar na Linha Amarela. Boa medida. Orelhões: Estavam funcionando e ficam bem localizados no estádio. É possível fazer uma ligação vendo a partida, sem perder um lance.


PONTOS NEGATIVOS

Bares: Comprar um lanche foi, sem dúvida, a maior dor-de-cabeça. Vários bares ficaram fechados. Os poucos em funcionamento abriram improvisados. Resultado, filas enormes e muitas reclamações. A polícia foi chamada para acalmar os ânimos. Irritados, torcedores tentaram invadir um bar que estava fechado, mas servia de depósito. Outras confusões ocorreram com pessoas que tentavam furar as filas.- É uma piada isso aqui. É bonito só para inglês ver. Está uma zona e parece Brasil - disse o aposentado Mário Brito.

Deficientes físicos: A grande decepção do estádio. O local reservado aos deficientes é péssimo. Atrás da torcida, que passa a maior parte do jogo em pé, e uma barra de ferro fica na visão do campo. O acesso também ficou muito complicado. O elevador destinado a eles não estava funcionando. A maioria usou a rampa da torcida para chegar aos locais.
Movimentação difícil: A locomoção na arquibancada é complicada. As pessoas ficam paradas nos corredores de acesso. Na Europa, funcionários dos estádios não deixam que isso ocorra. No Engenhão, era liberado, sem qualquer repreensão. Você pedia licença para passar e ainda recebia um olhar nada educado de quem estava onde não devia.

Lugares marcados? Duas partes da área inferior do estádio (uma na torcida do Botafogo e outra na do Fluminense) ainda estão sem cadeiras. Os torcedores foram obrigados a sentar no cimento mesmo, como acontecia antigamente.
Camarotes: são luxuosos e muito confortáveis. Quem assistiu ao jogo ali não tem o que reclamar.
Degraus íngrimes: Chegar aos últimos lugares da arquibancada é um sacrifício até para os mais jovens. Os degraus são íngrimes.

Terreno com pedra: Perto do estádio era possível ver terrenos baldios com muitas pedras. Prato cheio para torcedores brigões.

Estacionamento: A maioria dos torcedores usou o transporte público para ir ao Engenhão. Mas quem foi de carro teve problemas para estacionar.

Rampa mal iluminada: Algumas rampas de acesso estavam mal-iluminadas e sem segurança. Por isso, viraram ponto para pessoas mal-educadas urinar. O cheiro incomodava no final da partida.

Banheiros fechados: Alguns banheiros do Engenhão ainda estão fechados. Por isso, teve filas para usá-los durante o intervalo do clássico. Tanto nos femininos quanto nos masculinos

Área de imprensa: Ainda não foi inaugurada e os jornalistas sofreram para trabalhar. Teve até quem ligou o laptop em cima de latas de lixo.

Fotos: http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/0,,MUL62677-4274,00.html

Nenhum comentário: