sábado, 4 de agosto de 2007

Juiz é afastado e queixa-crime de Richarlyson segue em trâmite

Futebol/Bastidores - (03/08/2007 20:59:53) Marcelo Cazavia

http://www.gazetaesportiva.net/ge_noticias/bin/noticia.php?chid=114&nwid=246933

São Paulo (SP) - Os advogados do são-paulino Richarlyson, Renato Salge e Paulo César Ferreira, obtiveram nesta sexta-feira o afastamento do juiz Manoel Maximiano Junqueira Filho do processo movido pelo atleta contra o diretor administrativo do Palmeiras, José Cyrillo Jr., que, em um programa de televisão, insinuou que o jogador seria homossexual.
Junqueira Filho, por sua vez,pediu o arquivamento da queixa-crime alegando que “futebol é um esporte viril, varonil, não homossexual” e sugeriu que os atletas gays formassem uma federação, deixando os advogados de Richarlyson indignados.
“Com a rejeição da queixa-crime, apelamos para o Tribunal de Justiça. Como o juiz (Junqueira Filho) foi muito intolerante, pedimos o afastamento dele do processo. Hoje (sexta-feira) tivemos a decisão de que ele foi afastado do processo, ou seja, não é mais o juiz da causa”, afirmou Salge.
Com a decisão do Tribunal de Justiça de não acatar a decisão de Junqueira Filho, o caso terá seu trâmite normal em primeira instância. “O doutor Cyrillo vai ser intimidado para depor e o Ministério Público vai se manifestar. Depois, o processo sobe ao Tribunal de Justiça”, explicou o advogado.
Salge disse ainda que Junqueira Filho terá de justificar ao Conselho Nacional de Justiça, em Brasília, o teor de suas declarações e os motivos que o levaram a pedir o arquivamento da queixa-crime.
“Ele não seguiu a lei, apenas expressou o seu pensamento. Pela intolerância da decisão e pela homofobia que ele manifestou, ofendendendo toda uma coletividade, entramos com um processo chamado representação disciplinar junto ao CNJ. O ministro Francisco César Affor Rocha recebeu essa representação e já mandou o juiz se manifestar em cinco dias”, afirmou.
Se o ministro Affor Rocha entender que houve uma infração grave por parte de Junqueira Filho, o juiz pode tomar desde uma advertência verbal e por escrita divulgada publicamente até suspensão ou afastamento do cargo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Juiz filho da p@%$#a!! uma p@#%¨@ dessas ainda vai continuar no cargo? só mesmo nesse país! é ridículo! essa p@#%¨@ é um grande inrrustido!!