quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Borderô terá mudanças, diz Eduardo Paes

05/09/2007 - 12h29m - Atualizado em 05/09/2007 - 17h52m

Camarotes e cadeiras cativas serão incluídos no público pagante dos jogos no Maracanã

Márcio Iannacca Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Campeonatos/0,,MUL99108-4276,00.html

A polêmica causada em torno do público não pagante nas últimas partidas no Maracanã foi esclarecida nesta quarta-feira pelo presidente da Suderj, Eduardo Paes. Através da assessoria de imprensa, ele enviou ao GLOBOESPORTE.COM os borderôs de alguns jogos no estádio e admitiu um erro na contagem do público pagante.

De acordo com Eduardo Paes, os camarotes e as cadeiras cativas não deveriam ser computados como público não pagante, já que os torcedores que utilizam tais setores pagaram para comparecer aos jogos com antecedência.

- É um erro e está sendo corrigido. Realmente essas pessoas pagaram os seus ingressos com antecedência. O que eu posso dizer é que o Maracanã está sendo administrado com transparência - afirma Paes.

Nos dois últimos jogos no Maracanã, entre Flamengo e Sport e Fluminense e Vasco, o público não pagante foi de quase dez mil pessoas. De acordo com o presidente da Suderj, todas as gratuidades estão dentro da lei.

- Não tem o que falar sobre isso. Está tudo certo e dentro das leis - afirma o dirigente.


A Suderj, através da assessoria de imprensa, fez questão de explicar o borderô ao GLOBOESPORTE.COM. Além das gratuidades, onde idosos, portadores de necessidade especial e crianças menores de 12 anos têm direito de entrar de graça no Maracanã, o órgão enumerou cada item discriminado no público não pagante.

Os torcedores que pagam cadeiras cativas e camarotes têm direito ao seu lugar no Maracanã. Na tribuna esportiva, ex-jogadores, treinadores e dirigentes de clubes podem ter acesso ao local. Na tribuna de honra, autoridades e chefes de estado ocupam os lugares no estádio. As cortesias não foram explicadas pela Suderj, que colocou a responsabilidade na divisão dos ingressos na Federação Carioca de futebol (Ferj).

Fla lamenta números tão elevados


O diretor de fiscalização e arrecadação do Flamengo, Flávio Pereira, admitiu que é um número elevado e faz questão de revelar os números que envolvem os jogos do time rubro-negro. Segundo o dirigente, as cortesias são divididas da seguinte maneira: 1000 da Suderj, 350 do Flamengo e 400 da Ferj.

- Existe um convênio assinado entre a Suderj e a Ferj por essas cortesias. Nenhum clube assinou esse convênio. Por isso, os ingressos são divididos dessa forma - afirma Flávio Pereira, que preferiu nem comentar a venda antecipada para o jogo desta quarta-feira, entre Flamengo e Figueirense.

As cortesias do Flamengo são dadas aos dirigentes, atletas e jogadores das categorias de base. Flávio Pereira diz que existe um número alto de não pagantes porque o estádio não é do time rubro-negro.

- O estádio não é nosso. O estádio já tem as suas particularidades e não podemos fazer muita coisa. O Maracanã tem 2500 cadeiras perpétuas, 2500 cadeiras cativas e 2000 camarotes, que não são explorados pelo clube. Ainda existem três leis que precisam ser cumpridas - afirma Flávio.

Nenhum comentário: