terça-feira, 30 de outubro de 2007

Acordo para favorecer Brasil enterra rodízio

Folha de São Paulo

DO ENVIADO A ZURIQUE

O Comitê Executivo da Fifa decidiu acabar com o sistema de rodízio por continentes adotado para escolha das sedes das Copas de 2010 e 2014. A partir de 2018, qualquer país poderá entrar na disputa, anunciou ontem o presidente da Fifa, Joseph Blatter. A exceção serão os continentes dos dois últimos anfitriões. No caso de 2018, África e América do Sul ficarão fora da briga.
Blatter admitiu que um dos principais motivos para a decisão foi a candidatura única do Brasil a 2014.
"É uma candidatura forte, sem dúvida. O Brasil é cinco vezes campeão, fornece milhares de jogadores para o mundo, os melhores jogadores, e não organiza uma Copa desde 1950", disse Blatter. "Mas faltou competição. E futebol é competição."Ele não escondeu que o sistema de rodízio foi adotado para permitir que África e América do Sul sediassem o Mundial, mas reiterou que é necessário ter estrutura de país grande para organizar um evento desse porte.
A corrida pela Copa de 2018 já começou, disse Blatter. Holanda e Bélgica (juntas), Inglaterra, China, Austrália, México e EUA foram citados como possíveis anfitriões por Blatter. (MN)

Nenhum comentário: