terça-feira, 30 de outubro de 2007

Com caos social e violência, África do Sul pena por 2010

Folha de São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

Para o Brasil, vai ser duro organizar uma Copa. Mas muito mais difícil está sendo para a África do Sul, sede de 2010.
Com gargalos parecidos com os brasileiros, o país africano ainda sofre com indicadores sociais muito piores.
Segundo dados coletados pela CIA, a agência de inteligência norte-americana, a taxa de desemprego sul-africana é estimada em 25% (no Brasil ficou abaixo dos 10% em 2006).
Também segundo a CIA, 21% da população sul-africana adulta está infectada com o HIV, o que coloca o país como o quinto mais afetado pelo vírus no planeta. Dessa forma, a África do Sul apresenta hoje um crescimento populacional negativo.
O governo não consegue reduzir os índices de violência. No ano passado, foram quase 20 mil assassinatos para uma população de 44 milhões.
Em 2004, segundo o mapa da violência da OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos), o Brasil teve quase 150% mais assassinatos, mas com uma população 330% maior.
As autoridades prometem contratar pelo menos 8.000 policiais para o Mundial, mas o plano não saiu do papel, assim como a compra de ônibus especiais para a competição.Mesmo que novos agentes de segurança sejam contratados para a Copa, existe a dúvida se haverá tempo suficiente para o treinamento deles.Durante o Mundial, são esperados cerca de 350 mil turistas estrangeiros em solo sul-africano. A capacidade da rede hoteleira de absorver tal contingente também é colocada em dúvida, já que um número enorme de quartos já está reservado para pessoas ligadas diretamente à organização da competição.
Drama mais forte acontece na construção dos estádios -serão cinco novos e outros cinco reformados, em nove cidades diferentes. Praticamente todos estão atrasados. O da Cidade do Cabo só deve ficar pronto no início de janeiro de 2010, isso se nenhum novo problema acontecer.
Greves de trabalhadores, exigindo melhores condições de trabalho, são outro entrave para a conclusão das arenas. (PC)

Nenhum comentário: