sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Fifa aprova até pontos fracos do Brasil em relatório para a Copa-14

26/10/2007 - 10h00

RICARDO PERRONERODRIGO MATTOSda Folha de S.Paulo

http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u339887.shtml

"Na conclusão, na opinião desta equipe de inspeção, o Brasil está bem estabelecido para sediar uma excepcional Copa do Mundo." É a frase que encerra o resumo do relatório de inspetores da Fifa sobre a candidatura brasileira ao Mundial-2014, divulgado na quinta-feira.
O documento aponta que o país tem condições de atender as exigências da entidade máxima do futebol em todos os itens: segurança, transporte, hotelaria, hospitais etc.
Também mostra que a CBF já abriu mão, por exemplo, de lutar pelas receitas de ingressos --a Fifa e o comitê organizador as dividiram na Alemanha. E que o governo brasileiro assinou todas as garantias de alterações de lei pedidas pela Fifa.
Nesse cenário, o resultado do relatório praticamente sela o Brasil como sede da Copa --o anúncio será na próxima terça-feira. Como candidato único, o país só precisava atender os requisitos da Fifa, como disse o presidente Joseph Blatter.
Os inspetores da entidade enxergaram de forma positiva até itens em que o país tem apresentado grandes falhas.
Um exemplo é o setor aéreo brasileiro. Na opinião da Fifa, o Brasil tem 18 "bons aeroportos" nas cidades sedes. Assim, os inspetores acrescentam que "a infra-estrutura do sistema de transporte aéreo é um elemento-chave da candidatura".
Tanto que a Fifa prevê deslocamentos em massa de torcedores em um mesmo dia. Mas admite não ter obtido informações sobre essa possibilidade.
Os inspetores não estiveram nos aeroportos brasileiros: obtiveram informações por meio das cidades candidatas e outros canais. Sua visita ocorreu cerca de um mês e meio após o acidente do avião da TAM no aeroporto de Congonhas, quando o país já enfrentava um caos no sistema aéreo de quase um ano.
Baseadas em ônibus, em sua maioria, as redes de transporte de 12 das 18 cidades candidatas atendem os requisitos da Fifa, segundo os inspetores. A entidade deixa claro que, por falta de rede, o transporte ferroviário não deve desempenhar papel decisivo no Mundial.
O sistema de hotelaria é considerado suficiente, na maioria das cidades, com exceção de quatro. São Paulo e Rio contam com as melhores estruturas.
Apenas uma página é dedicada ao capítulo segurança. Nesta, os inspetores admitem que é uma preocupação em certas cidades-sedes. "Mas a equipe de inspetores acredita que a percepção geral do público é, talvez, pior do que a realidade".
Sobre os serviços médicos, o relatório da Fifa aponta que as 18 cidades têm "uma grande rede de hospitais".
E cita o Albert Einstein, referência em São Paulo, um dos únicos visitados por inspetores no Brasil.
Com algumas ressalvas, o orçamento do comitê de candidatura para o Mundial, tocado pela CBF, é considerado "bem explicado". O governo federal, que pagará a maior conta do Mundial, ficou excluído deste órgão e só é mencionado no início por seu "compromisso total" com a Copa.

Nenhum comentário: