terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Ministro diz que sentimentalismo de estádios é obstáculo para 2014

04/12/2007 - 11h32, Bruno FreitasNo Rio de Janeiro (RJ)

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2007/12/04/ult59u139062.jhtm

A palestra do ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., abriu a programação do Footecon, fórum internacional de futebol realizado no Rio de Janeiro. Os temas que ligam o governo federal à organização da Copa do Mundo de 2014 no país pautaram o discurso do político, que pregou que as candidaturas das cidades devem abrir mão de sentimentalismo em seus projetos de estádio em nome de uma demanda de modernidade.

Na avaliação do ministro, os antigos estádios do Brasil incluídos no cronograma inicial para o Mundial de 2014 devem ser repensados, sem pudor de reformulação total, em conceito que abrange até mesmo o 'cinqüentão' Maracanã.
"A questão dos estádios não pode ser tratada com dogmas. Não há espaço para emoções. Se as instalações não forem adequadas, que se coloque abaixo. Temos que responder às exigências de padrão da Fifa", afirmou Orlando Silva Jr.
"O estádio de Berlim, histórico para a Alemanha, foi praticamente posto abaixo, recomeçou do zero. O que dizer de Wembley então? Não existe palco mais tradicional do futebol. E também foi destruído para a construção de uma arena moderna", completou.
Para o ministro do Esporte, a organização da Copa no país ainda tem a missão de rever a identidade da maioria dos estádios nacionais, gigantes construções pouco afeitas ao que se entende por praticidade de espetáculo atualmente, principalmente na proximidade do público com o jogo.
"É um desafio para a organização da Copa deixar um legado de funcionalidade para o esporte brasileiro nesses espaços. Temos que enfrentar a realidade de estádios que apresentam distância muito grande entre campo e torcida. É algo ultrapassado internacionalmente", comentou.
"Existem estádios no país com diversos 'pontos cegos', ou seja, áreas inteiras em que não se enxerga uma parte do campo. Estádios importantes. Isso precisa ser revisto", afirmou Orlando Silva Jr., que afirmou que 2008 será ano de planejamento conclusivo para a Copa, antes da entrega do país ao desenvolvimento estrutural.
Por fim, o ministro do Esporte comentou a respeito do incidente da Fonte Nova, em que sete torcedores do Bahia morreram em decorrência de desabamento de parte da arquibancada, na rodada final da Série C.
"Isso foi um sinal para nós que temos que ser mais rigorosos com a liberação desses espaços. Todos os laudos técnicos existiam no caso da Fonte Nova. Precisamos ser rigorosos na implementação das especificações de funcionamento", disse.

Nenhum comentário: